Sunday, May 06, 2012

Bulbophyllum falcatum


São originários das florestas africanas (África central). Gostam de calor e humidade, sem nunca deixar secar o substrato, especialmente nos meses mais quentes. O meu foi comprado o ano passado e esta num vaso com uma mistura de casca de pinheiro, fibra de coco e musgo de esfagno. Tem duas hastes florais grandes cheias de pequeninas flores (1cm) muito bonitas. Estas orquídeas também podem ser montadas em cortiça mas nesse caso temos que ter alguma atenção para não deixar secar demasiado.


Haste floral com as flores em desenvolvimento.


As primeiras flores que abriram.

2 comments:

Américo M.S. Pereira said...

É realmente uma pequena maravilha. Foi na exposição do Porto que vi pela 1ª vez esta orquídea com flores e fiquei encantado.
A que me ofereceu o ano passado está agora com 1 haste floral, bastante mais atrasada que a sua, que brevemente poderei apreciar.

Luísa N. said...

Olá José!
Procurando informações sobre essa orquídea (Bulbophyllum falcatum), encontrei seu blog. Amo a natureza de um modo geral e em particular as belas orquídeas que enfeitam nossas matas e nosso dia a dia.
Olha, em uma expo daqui de Brasília cliquei a Balbophyllum elassonatum e a falcatum. Segundo informações de alguns sites a elassonatum é uma orquídea litófita e que também gosta das alturas. A falcatum não é uma litófita? Prefere matas que rochas? Como sou apenas amadora em relação às orquídeas, gostaria muito de sua ajuda, pois vou postar minhas fotos com poucas informações sobre essa bela.
Um grande abraço, amigo (posso lhe chamar assim, não é? Afinal somos amantes da natureza...)
Luísa Nogueira