
Quem gosta de orquídeas vive num mundo diferente!
Gostar de orquídeas não é só admirar a beleza das flores. Um apaixonado por orquídeas quer conhecer as plantas, os seus habitats, a sua história, as origens dos nomes, a geografia dos países de origem, o porquê das suas formas, cores e aromas, que seres as polinizam e os seus misteriosos rituais.
Nas 30,000 espécies existentes no nosso planeta, encontramos praticamente de tudo, todas as regras botânicas e todas as exceções. Desde plantas que atingem três metros e podem pesar uma tonelada até às pequenas plantas do tamanho de um bago de arroz. As cores mais surpreendentes e as formas mais bizarras. Um maravilhoso mundo de beleza.
Com este livro revelo muitos dos mistérios das orquídeas. O que aqui lhes escrevo é o resultado de muitas leituras, muitas viagens e muitas conversas com orquidófilos de todo o mundo e de muitas culturas diferentes. Das histórias ao cultivo. Do imaginário ao prático.
Mas onde mais aprendi foi no silêncio das florestas, nas sombras das grandes árvores cheias de epífitas, nos troncos plenos de musgos e líquenes, ao som do canto das aves ou dos chamamentos dos Lémures. Um outro Mundo…
Um Mundo de Orquídeas.
O universo da orquidofilia está repleto de bons exemplos de livros estrangeiros, mas com eles aprendemos a cultivar orquídeas em países cujo clima é completamente diferente do nosso. “A paixão pelas orquídeas – Manual do orquidófilo” é a primeira obra escrita por um especialista português sobre o cultivo de orquídeas exóticas e ornamentais no nosso país e vem ao encontro da necessidade que muitos cultivadores, alunos e não só, demonstraram ao longo dos últimos anos. Este livro não é um livro científico, é um livro sobre uma grande paixão que se transformou num “hobby” alimentado por um saber feito de experiência, muito estudo, leituras, viagens, exposições, conferências e múltiplos ensinamentos transmitidos por professores e conhecedores da matéria. Em última instância, o objetivo da conceção desta obra seria ter um país mais florido e com mais adeptos da orquidofilia e da jardinagem, dado que esta paixão incurável faz muito bem ao corpo, à mente e à alma.


No comments:
Post a Comment