Monday, July 04, 2011

Sobralia Surpresa

Em Março passado, quando caiu a tempestade de granizo na zona onde moro, praticamente tudo ficou destruído. Entretanto a maior parte das plantas já recuperou com excepção das suculentas e das poucas orquídeas que estão no exterior. O seu crescimento é mais lento e ainda não recuperaram. Para esquecer este mau episódio, escondi as plantas mais danificadas entre outras plantas para assim recuperarem sem serem vistas e também para as proteger do sol do Verão.
As Sobralias, tenho quatro vasos, foram das mais danificadas pois são plantas finas e que partem facilmente. Como as flores aparecem na ponta, não tinha qualquer esperança de ter flores este ano. Foram escondidas atrás de uma pérgula, entre os Ácers que as protegem do sol e do vento.
Qual não é o meu espanto quanto ontem, enquanto regava, vi a flor de uma Sobralia a espreitar pelo gradeamento da pérgula. Se tivésse florido para o outro lado, provavelmente teria passado despercebida. Fiquei muito contente. Já tinha constatado que as plantas estavam a recuperar, que já tinham novos rebentos, mas esta flor foi uma autêntica supresa!!


Esta planta foi-me oferecida por uma tia. Uma Sobralia Mirabilis.
Um hibrido de Sobralia macrantha x Sobralia Veitchii.
(obrigado pela identificação, Américo)

2 comments:

Américo M.S. Pereira said...

Pelas características da flor parece mais a Sobralia Mirabilis, um híbrido muito antigo e muito cultivado na ilha da Madeira. A S. macrantha é toda em tons de vermelho.

José M. M. Santos said...

Obrigado Américo. Esta deve ter vindo, há muitos anos, da Madeira.