Thursday, February 24, 2011

E ainda as Camélias



Estão no auge, as minhas Camélias. No nosso país são as rainhas e no próximo mês multiplicam-se os eventos com estas flores. Exposições e Festivais em várias localidades nortenhas.
Entretanto a RTP mostrou uma reportagem sobre a maior colecção do mundo de Camélias. É verdade, é em Portugal. Para além do que a reportagem mostra, fiquei com alguma pena ao pensar que aquele senhor, nos seus 80s, deve estar preocupado com o futuro da sua colecção. Que pena não haver uma associação que pegue na colecção e a possa manter e também apoiar, divulgar e proteger. Enfim, estamos em Portugal.




8 comments:

Sandra Rocha said...

AINDA ONTEM ESTIVE A VER ESTA REPORTAGEM, FASCINANTE, TAMBÉM PENSEI O MESMO... :(

AQUI NA MINHA ZONA NÃO SE DÃO MUITO BEM, MAS TENHO-ME ENCANTADO NO PORTO, ESTÃO LINDAS.

A SUA MATIZADA É UM ENCANTO

miguel said...

Só é pena a falta de educação do senhor jornalista que no fim despreza a simpatia e amabilidade do senhor coleccionador e se mete à sua frente para fechar a reportagem.Lamentável.

James said...

Ola Greenman. Também coloquei a mesma reportagem da RTP no meu Blog, é bom divulgar o que é nosso! E é como disse, também fiquei com a mesma sensação, este senhor está preocupado com o futuro do seu projecto de uma vida inteira...É realmente desmotivante que ninguém em Portugal olhe para estes casos. Estou convencido que Portugal devia ser o maior exportador de flores e plantas ornamentais da Europa, e não a Holanda. Mas enfim, desorganização e falta de interesse generalizado é no que dá.

greenman said...

Sandra, as Camélias dão-se bem em qualquer lado. Já há à venda terra para Camélias e fertilizantes próprios também. Fora isso, elas são resistentes.

Miguel, o jornalista, para além de não perceber nada de plantas, também não percebeu que não era ele a estrela da reportagem... ficou mal, é verdade.

James, este nosso país desilude-me muito. Dá-me muita tristeza. É desesperante quer fazer alguma coisa aqui.

miguel said...

Semeei camélias (sementes da Quinta de Villar d’Allen) e nasceram.As camélias em Portugal são lindas e deviam ser mais difundidas, especialmente as nascidas cá.

sea-blue-sky & abstracts said...

Beautiful Camellias. They grow very well here in Cornwall too, with many different varieties being cultivated.

greenman said...

Miguel, e as plantas nascidas das sementes deram flores iguais às da planta ~mãe??
Eu há uns anos semeei umas sementes de uma variedade que gostava muito mas quando floriram eram muito diferentes, mais simples. Singelas.

Jussara Cordeiro Guimarães said...

A BELEZA DA FLOR

A BELEZA DA FLOR,
QUANDO A FIXO COMPENETRADO,
VOLTO A SENTIR
...
QUÃO PROFUNDAS SÃO
AS BENÇÃOS DE DEUS.

SEM CONHECER AS
IMPUREZAS DO MUNDO,
DESABROCHA UMA
CAMÉLIA NO JARDIM
COM ELA, ORNAMENTO
O MEU LAR.


AQUELES QUE TÊM O
DESEJO ARDENTE
DE SE IGUALAR À BELEZA
DAS FLORES,
POSSUEM CORAÇÕES
QUE A ELAS SE ASSEMELHAM.

( MOKITI OKADA)