Monday, August 02, 2010

Caracoleira (Vigna caracalla)




Em resposta à última pergunta que vos deixei, esta magnífica e perfumada flor é a flor de uma Caracoleira. Parabéns a todos os que acertaram.
Como a Cris disse, a Caracoleira de Óbidos é uma das mais famosas em Portugal. Eu vi-a há uns 6 anos e fiquei maravilhado. Há dois anos deram-me sementes mas não germinaram e o ano passado voltaram a enviar-me uma vagém pelo correio que finalmente consegui germinar. São muito duras e convém deixa-las de molho. Há até quem passe uma lixa para 'abrir' a semente.
Entretanto coloquei num vaso e dei algumas a amigos. No Inverno desapareceu tudo e pensei que tinham morrido. Um primo meu ofereceu-me esta Primavera uma planta já germinada e com uns 25cm de tamanho. Ao mesmo tempo as plantas das sementes voltaram a acordar. Assim, fiquei com duas plantas, em dois vasos. Estas são as primeiras flores. São muito bonitas, muito perfumadas e devem ter muito néctar porque as abelhas e as formigas não as largam. Estou neste momento a montar uma nova pérgula que vai ser para as Vigna caracalla e para a Glicínia. As Caracoleiras são originárias da América do Sul e o nome 'caracalla' significa que é originária de Caracas, na Venezuela. Vamos ver se terei sementes para distribuir pelos amigos aqui do fórum...


In answer to the quizz from last week, the magnificent flower from the picture is a flower of a Vigna caracalla, a Vine from South America with very curly and scented flowers.
I'm persuing ths plant for a few years since I saw an old plant in the medieval city of Obidos, in Portugal, and was amazed by it.
Finallt I got a few seeds and these are my first flowers.
I'm putting up a new pergula just for them.

12 comments:

Américo M.S. Pereira said...

É realmente uma trepadeira fabulosa.
A Caracoleira de Óbidos não é em tons de vermelho forte? Há mais do que uma cor nesta espécie?

NELIO said...

Olá José Santos achei estas flores bem interessantes e é curioso que no hotel que eu trabalho há um bar que se chama "caracalla bar" ,abraço.

horticasa said...

Realmente nunca podia imaginar sequer que havia uma flor assim.
No que toca a flores, sou uma anemona.
bj eugenia

Sandra Rocha said...

Fiquei apaixonada por esta bela flor é mesmo linda, a quantidade de flores que existem.Beijinhos.

greenman said...

Américo, quando vi a Caracoleira de Óbidos, acho que era desta mesma cor...

Nélio, não há por aí pela Madeira??

Eugénia e Sandra, são mesmo flores muito bonitas, diferentes e perfumadas...

ESPAÇO SUDOESTE said...

Um dos amigos a que deste uma plantinha o ano passado tá com a dele enorme:). Já vai a trepar pela Tipuana Tipu e tá quase quase a chegar ao topo. Lindo uma árvore com flores amarelas e roxas ...

greenman said...

Boa Bruno!
O jardim do Espaço Sudoeste é mesmo o melhor Jardim Botânico de Portugal!! eh eh eh...
Abraço!

rita said...

fiquei entantada com a caracoleira :D estudo plantas medicinais e desconhecia de todo esta bonita menina, embora seja apenas ornamental é maravilhosa :) sabes onde poderia encontrar sementes dela? bem haja pla partilha. abraço* rita


responde p mail, agradecia**

nishantiii@hotmail.com

ESpeCiaLmente GaSPaS said...

A minha tem dois anos e este é o primeiro que vai dar flor :) Estou ansiosa :))

Maria Lua said...

Linda, linda e Linda!
Fiquei apaixonada! Obrigado pela partilha. Bom final-de-semana.

kotta said...

Só agora encontrei o bloge ... esta matéria sobre a caracoleira, posso acrescentar alguma informação.
Realmente as sementes germinam mais depressa se ficarem de molho em água até que quase tripliquem de tamanho, a germinaçãoso acontece quando as temperaturas se fixa acima dos 20ºs
Gosta de sol, e não se dá mto bem com o frio e geadas mas, como tem raíz tuberculosa, volta a rebentar assim que as temperaturas subam a cima dos 20ºs.
Apesar de visitadas por abelhas,são as formigas que se encarregam da polinização.

Unknown said...

Gostava de comprar estas sementes como mandar vir e de onde?