Wednesday, April 08, 2015

RHS Botany for Gardeners


Um livro ideal para quem não gosta só de jardinar, mas também se interessa por outras facetas das plantas que fazem parte dos nossos jardins. Infelizmente é um livro em inglês e não está traduzido para português impedindo a leitura de quem não domina a língua.
Este não é um livro académico, mas é um livro que responde a muitas questões de muitos jardineiros. Aprender a cultivar uma planta deve resultar da compreensão dessa planta, a sua fisiologia e de como ela interage com o habitat, o clima e todas as condições que condicionam o seu desenvolvimento.
Neste livro são abordados todos os aspetos do Reino Vegetal, desde a simples célula, passando por todas as partes que podem constituir uma planta, as suas funções e as fases da sua vida, desde a semente à reprodução e a formação do fruto. 
Este é um livro que nos mostra também a história das plantas, dando-nos a conhecer botânicos e ilustradores importantes para a história da botânica. Outros aspetos mais práticos da jardinagem e horticultura são também abordados com o rigor e simplicidade que predominam em toda a obra.
Não posso terminar sem me referir ao maravilhoso design deste livro tornando-o uma preciosidade. A capa dura, qualidade do papel, as cores que fazem lembrar um livro antigo e as gravuras que o decoram são de um bom gosto e cuidado extremo. Toda a apresentação dos conteúdos está excelente.
Um livro que não só aconselho, como considero indispensável a sua presença na biblioteca de qualquer jardineiro que tenha orgulho de o ser.

No comments: