Wednesday, February 12, 2014

Colorir o jardim no Inverno

Nesta altura em que o céu está mais cinzento, as árvores despidas e o jardim como que adormecido, há algumas plantas que, neste mês de Fevereiro, começam já a florir e a colorir o jardim dando-lhe alguma vida.
Procuro ter no meu jardim algumas dessas plantas precoces na sua floração para, quando os trabalhos de jardinagem se resumem quase só a limpezas, ter alguma cor para desfrutar enquanto faço as limpezas que são necessárias mas que não dão assim tanto prazer.
Assim, enquanto aguardo pelo acordar do jardim, há sempre uns focos de cor para animar os dias mais tristes.



A Hardenbergia violacea está neste momento em plena floração. E que bonita cor este violeta! 
É uma trepadeira resistente, que não requer grandes cuidados, e cujos cachos de pequenas flores duram várias semanas.



Também o Leptospermum scoparium está neste momento todo florido com as suas pequenas flores cor-de-rosa. Este arbusto já está comigo há vários anos e o ano passado ressentiu-se um pouco com os calores de Verão ou talvez tivesse tido falta de rega nessa altura. Nunca o podei mas este ano, a seguir à floração, vai levar um corte para ver se o estimulo a crescer. Também não é fertilizado há muito e acho que necessita de um pouco de fertilizante. Mesmo assim está bonito nesta altura.
Existem outras cores e de flores dobradas mas eu gosto muito da forma simples destas suas pequenas flores. 




1 comment:

Helena said...

Que dificuldade em encontrar trepadeiras! Sempre as mesmas por aqui. Essa são lindas, mas também nunca as vi à venda. Andei à procura de lilases brancos e nada...