Friday, February 28, 2014

Nova Masdevallia

Um novo híbrido de Masdevallia na minha colecção. Gostei deste híbrido pelas flores pequenas e pela bonita cor. Vamos ver como se vai dar cá em casa.



Thursday, February 27, 2014

Perfume azul


Tenho na minha secretária um vasinho com três bolbos de Jacinto que abriram na perfeição e em grande sintonia. Não consigo decidir se gosto mais do colorido em tons de azul ou do seu perfume avassalador. A natureza é maravilhosa pois consegue encerrar num pequeno bolbo tanta beleza e perfume. A mim dá-me grande prazer ter estas pequenas flores ao lado do computador a lembrar-me que a Primavera está próxima enquanto chove lá fora.

Wednesday, February 26, 2014

Na Expojardim 2014

E foi assim a participação dos Jardins Sintra na ExpoJardim 2014 onde estive no passado fim-de-semana. Obrigado a todos os que por lá passaram e meteram conversa, tiraram fotos, etc. Espero que tenham gostado.





Tuesday, February 25, 2014

Cymbidium Eastern Message 'Yamatonadeshiko'


Cymbidium goeringii x Cymbidium insigne

A única flor que consegui ver deste novo Cymbidium comprado o ano passado na Festa do Outono. Vinha com uma haste floral que abortou e depois deu mais duas hastes, coloquei-o na rua para apanhar um pouco de chuva e um caracol comeu-lhe todos os botões, das duas hastes, deixando somente este botão que, apesar de algo danificado, abriu para mostrar a sua beleza. Esperemos que para a próxima estação tenha mais sorte

P.S. Entretanto declarei guerra às lesmas e caracóis!!

Wednesday, February 19, 2014

O meu livro na Expojardim

O meu livro A PAIXÃO PELAS ORQUÍDEAS, está à venda na EXPOJARDIM no stand dos JARDINS SINTRA. Eu vou lá estar no Sábado e no Domingo. Se quiserem um livro autografado ou simplesmente dois dedos de conversa, procure-me no stand dos Jardins Sintra. Apareçam!


Tuesday, February 18, 2014

Este Fim de Semana

Gostava de me poder dividir em dois para poder ir trabalhar para a EXPOJARDIM, que se realiza nos dias 20, 21, 22 e 23 na Exposalão Batalha e ao mesmo tempo poder assistir ao 10º Meeting Internacional Sobre Violetas.
Infelizmente terei que ir trabalhar e não poderei acompanhar o Luís Mendonça de Carvalho neste seu evento tão pouco comum e tão interessante.
Para quem ficar curioso sobre as Violetas de Parma, pode ver o blog do evento. Muito se pode aprender sobre estas pequenas e bonitas flores.


Estarei na EXPOJARDIM no Sábado e Domingo, com muitas orquídeas e outras novidades!


Sinais de Primavera


Os meus Snowdrops (Leucojum) que comprei há anos em Sissinghurst voltaram a florir. 
Gosto sempre de os ver, branquinhos, a anunciar a Primavera!
Estão num vaso de 'Aves do Paraíso' (Strelitzia reginae). Não sei se este ano, depois da floração, não os coloco num vaso só para eles.

Se quiserem ver as muitas variedades de Galanthus e Leucojum que há, consultem a página http://www.galanthus.co.uk.




Thursday, February 13, 2014

No programa 'A Praça da Alegria'


Hoje fiz uma pequena participação no programa da manhã da RTP1, 'A Praça da Alegria' onde falei um pouco sobre orquídeas, sobre o meu livro e sobre os workshops que dou mensalmente nos JARDINS SINTRA.
Gostei da participação. São todos bastante profissionais e a Tânia Ribas muito simpática.

Ficam as fotos:









Wednesday, February 12, 2014

Colorir o jardim no Inverno

Nesta altura em que o céu está mais cinzento, as árvores despidas e o jardim como que adormecido, há algumas plantas que, neste mês de Fevereiro, começam já a florir e a colorir o jardim dando-lhe alguma vida.
Procuro ter no meu jardim algumas dessas plantas precoces na sua floração para, quando os trabalhos de jardinagem se resumem quase só a limpezas, ter alguma cor para desfrutar enquanto faço as limpezas que são necessárias mas que não dão assim tanto prazer.
Assim, enquanto aguardo pelo acordar do jardim, há sempre uns focos de cor para animar os dias mais tristes.



A Hardenbergia violacea está neste momento em plena floração. E que bonita cor este violeta! 
É uma trepadeira resistente, que não requer grandes cuidados, e cujos cachos de pequenas flores duram várias semanas.



Também o Leptospermum scoparium está neste momento todo florido com as suas pequenas flores cor-de-rosa. Este arbusto já está comigo há vários anos e o ano passado ressentiu-se um pouco com os calores de Verão ou talvez tivesse tido falta de rega nessa altura. Nunca o podei mas este ano, a seguir à floração, vai levar um corte para ver se o estimulo a crescer. Também não é fertilizado há muito e acho que necessita de um pouco de fertilizante. Mesmo assim está bonito nesta altura.
Existem outras cores e de flores dobradas mas eu gosto muito da forma simples destas suas pequenas flores. 




Tuesday, February 11, 2014

Cymbidium com ou sem proteção

É esta a diferença entre cultivar os Cymbidium protegidos da chuva ou a céu aberto. O primeiro, um Cymbidium Sarah Jean 'Karen' sempre protegido, dando três hastes florais com as flores perfeitas. A qualidade da água de rega é menor porque é regado com água da rede mas esse facto não parece afectar a planta.

A segunda foto, um Cymbidium sem identificação, que dá uma belas flores grandes e amarela está, todo o ano, no meio do terraço e apanha toda a chuva. Várias hastes também mas tanto a planta como as flores não têm tão bom aspecto. Neste caso, em 3 hastes florais, foi difícil encontrar uma flor pouco danificada para fotografar. Este, assim que começa a chover, é regado com água da chuva.

Infelizmente quando a colecção começa a atingir certos números, não consigo proteger todos e algumas plantas terão que sofrer o desgaste do tempo como se estivessem na natureza. 

Cymbidium Sarah Jean 'Karen'

Cymbidium sem identificação


Thursday, February 06, 2014

Revista JARDINS de Fevereiro 2014


Neste número que já está nas bancas, inicio um novo tipo de artigos sobre orquídeas mais específicos e sobre plantas que tenho na minha colecção. Desta feita, podem nesta revista ler informações sobre o cultivo do Dendrobium victoriae-reginae e sobre o Paphiopedilum maudiae 'Vinicolor'. 
Mas nesta revista podem ainda ler sobre 'Cerejeiras de Flor',sobre 'Ferramentas de Jardim', sobre o 'Ecojardim na Serra de Grândola' e sobre 'Jardins junto à costa'. A Teresa Chambel escreve sobre 'Plantações para alegrar o Inverno', o Tiago Veloso sobre o 'Pittosporum tobira nanum', a Fernada Botelho escreve sobre a 'Escrofulária' e os seus usos medicinais, o Pedro Rau sobre a 'Cultura da Lentilha', o Jean-Paul Brigand sobre a 'Ginjeira', o Paulo Lourenço sobre 'O estado de dormência das plantas carnívoras' e o Rui Tujeira sobre 'As vantagens da luta biotécnica no controlo de pragas ornamentais'. Tudo isto e muito mais na sua revista de jardinagem portuguesa de Fevereiro.

Tuesday, February 04, 2014

GARDENS BY THE BAY

GARDENS BY THE BAY – SINGAPURA
- Onde as maravilhas florescem -



Num mundo onde tanto se destrói e onde somos bombardeados por tantas notícias tristes e desanimadoras sobre a destruição da natureza do nosso planeta é de louvar como há países onde se investe muito dinheiro em fazer um jardim de raiz onde se mostra a riqueza botânica que temos no mundo e se ensina a respeitar e a preservar a nossa herança natural, tão ou mais importante que tantos outros bens materiais tidos como símbolos de riqueza! Felizmente, ainda há países assim. Estive em Novembro nos fabulosos jardins GARDENS BY THE BAY, em Singapura e vim maravilhado. 

O conceito deste jardim, que tem vindo a ganhar inúmeros prémios de arquitectura, turismo, etc desde que começou a ser idealizado, em 2006, é mostrar as maravilhas botânicas de todo o mundo num jardim que será uma extensão da cidade de Singapura, a cidade jardim. Singapura é considerada a primeira cidade jardim tropical com um ambiente perfeito para se viver e trabalhar sendo considerada uma das melhores cidades do mundo do séc. XXI. 

O jardim é composto por vários jardins e está dividido em várias áreas temáticas. Tem duas cúpulas enormes de vidro e um conjunto de árvores artificiais que se vêm ao longe de vários pontos da cidade. Todo o conjunto é muito harmonioso e deve ser visitado com tempo para não se perderem os maravilhosos detalhes espalhados pela vasta área ajardinada. Os jardins exteriores estão abertos ao público, são gratuitos, só se pagam entradas para entrar nas duas cúpulas e para subir às árvores gigantes e percorrer o passadiço entre elas. Uma das coisas que fizemos e que aconselho, é fazerem uma viagem num dos carrinhos dos jardins exteriores. Não fica caro e ficamos com a noção do espaço e dos vários ambientes diferentes que formam o jardim exterior. Cada carinho leva cerca de 8-10 pessoas e têm uma gravação áudio que vai explicando pormenores dos locais por onde vamos passando. 

O símbolo de todo o complexo serão com certeza as árvores gigantes. São estruturas de metal com cerca de 30 metros de altura e que fazem lembrar palmeiras. Os troncos são jardins verticais e no sopé destas árvores temos também pequenas áreas ajardinadas e bancos a toda a volta com o tamanho e forma ideal para nos sentarmos ou deitarmos confortavelmente. Existem dois grupos de 3 árvores, no Jardim prateado e no Jardim dourado e depois um grupo central de onze árvores. A árvore maior tem um restaurante no topo onde se pode comer e, ao mesmo tempo, observar as lindas vistas dos jardins, da cidade de Singapura e de toda a baía. Duas outras árvores centrais estão ligadas por um corredor aéreo de onde podemos ver os jardins na perspetiva das aves da altura de 22 metros. São de facto os ícones de todo o jardim e apesar de estruturas de metal, são harmoniosas e muito bonitas. 

Os jardins circundantes e de visita gratuita ao público estão situados mais ou menos à volta do grupo maior das árvores gigantes e divididos e áreas temáticas. Temos assim um jardim indiano, um jardim chinês, um jardim malaio, um jardim colonial, jardins intitulados de ‘Discovery’ (Descoberta) e ‘Web of Life’ (A Teia da Vida), um jardim de frutos e flores, um bosque, o ‘Mundo das Palmeiras’, o ‘Segredo das Árvores’, um prado, uma ‘Floresta Frágil’ e ainda vários lagos artificiais com os nomes sugestivos de ‘O Lago das Libélulas’, ‘ O Lago dos Nenúfares’ ou ‘O Lago do Pica-Peixe’. Podem ser também admiradas esculturas espalhadas pelos jardins feitas de diversos materiais com temas da natureza. 

E depois de tudo isto, que é imenso para ver, temos ainda as duas rainhas do jardim: As duas cúpulas de vidro onde o ambiente é aclimatizado (arrefecido devidos as temperaturas altas normais em Singapura) e onde podemos ver plantas de todo o mundo num mar de cor, texturas, formas… uma variedade imensa. Sem dúvida as grandes atrações dos GARDENS BY THE BAY. 




Na ‘Cúpula das Flores’ a Primavera é permanente. O ambiente é aclimatizado e seco de modo a recriar o clima mediterrânico encontrado no sul da Europa mas também na África do Sul, no Sudoeste Australiano, na zona central do Chile ou na Califórnia. Nesta imensa estufa de aspeto futurista e constituída por um puzzle de 3332 painéis de vidro podemos admirar flores, árvores e plantas suculentas de todo o mundo numa harmoniosa apresentação. Desde as famosas árvores Baobás (ou Embondeiros) até as mais pequenas e coloridas flores, tudo podemos encontrar nesta cúpula. As exposições temáticas de flores vão-se sucedendo para os visitantes irem encontrando sempre novidades e atracções novas. 









Deixei para o fim, na minha opinião, a melhor e mais fantástica estufa que alguma vez vi. A Cúpula da Floresta Nebulosa, onde entramos e nos deparamos com uma cascata de 7 andares a cair de uma montanha artificial que não é mais do que um imenso jardim vertical de vegetação luxuriante. Se tiverem vertigens, concentrem-se nas plantas porque vale mesmo a pena. Subimos pelo interior da montanha, num elevador até ao 6º andar e depois mais um patamar a pé. Do topo da ‘montanha’ a vista é maravilhosamente impressionante. As descida é feita por corredores no exterior na ‘montanha’ onde vamos observando vários ambientes de plantas que gostam de boa luz e humidade constante. Assim, as orquídeas, bromélias, trepadeiras, fetos, begónias, plantas carnívoras e tantas outras povoam as encostas e patamares da montanha artificial. – Um paraíso. E depois do que escrevi e das fotos que aqui deixo, um último conselho que dou é que façam a visita com muita calma e não esqueçam a máquina fotográfica, com baterias carregadas e vários cartões de memória. Há ali uma imensidão de plantas para admirar. 

Eu por mim… quero voltar!
Podem ver mais em http://www.gardensbythebay.com.sg

(Artigo da minha autoria publicado na revista JARDINS Nr. 132, de Dezembro de 2013)

Sunday, February 02, 2014

Feira IPM Essen - Orquídeas


Eu no stand da empresa holandesa ORCHIDIVA, produtora de Cymbidium.

Estive na passada semana na maior feira europeia de tudo o que tem a ver com o mercado de plantas. Foram quatro dias intensos e 12 pavilhões cheios para ver e tirar ideias para o nosso país. Não será fácil na nossa realidade económica mas é bom saber que, pelo menos em muitos outros países, o mercado de plantas e afins não está em crise. 
A feira realizou-se em Essen, na Alemanha, e apesar do frio os dias estavam bonitos e solarengos e no centro de feiras a Primavera reinava em cada canto. Muita cor, muitos produtos, muitas plantas e muitos novidades. Foi muito interessante poder assistir a esta realidade tão diferente da do nosso país.

Como não será de admirar, as primeiras fotos serão de orquídeas. A grande maioria eram Phalaenopsis, um pouco massificadas demais para o meu gosto, mas haviam algumas novidades e alguns bons exemplares de orquídeas expostas. Aqui vos deixo algumas fotos!


Cypripedium



Pleione


Mais Cypripedium



Dendrobium


Lycaste


Cattleya


Um bonito Bulbophyllum (acima) e de seguida quatro arranjos com Phalaenopsis de um stand da Tailândia, com certeza muito Zen, Feng Shui e simplesmente artístico.