Wednesday, June 13, 2012

Quinta do Velho Nr. 13

Herdei um jardim. Bem, não só um jardim, mas também as casas que lhes pertencem. Passo a explicar: no dia 26 de Abril faleceu uma tia minha, irmã da minha mãe, que deixou em testamento os únicos bens que possuía, uma casa, um jardim e uma pequena casa anexa, a mim e ao meu irmão. A casa fica na minha terra natal, Vila Nova de Milfontes, no litoral alentejano, na costa vicentina. 
Assim, estamos agora na fase de limpar e arranjar as casas ao nosso gosto, bem como os 80 m2 de jardim de modo que as possamos usar como casas de férias, fins-de-semana e talvez alugar ou emprestar a amigos. A casa está bem situada, numa zona sossegada da vila e a 10 minutos a pé da praia.
Apesar da tristeza que foi a morte repentina da minha tia, acredito que, onde ela estiver, estará satisfeita por estarmos a cuidar do seu cantinho.




As primeiras fotos do jardim foram tiradas no mês de Maio. Tem uma Cameleira, uma Nespereira, um Limoeiro, uma Laranjeira e um Tomateiro arbóreo. Muitas ervas e poucas flores. Algumas Papoilas, Gladíolos, uma Aquilégia diferente das minhas e dois tipos de Alstroemerias. 

Entretanto no fim-de-semana grande de 10 de Junho o trabalho no jardim avançou bastante. Apanhámos as ervas todas, limpámos tudo, podei as árvores, plantei uns cravos túnicos, umas Hortênsias e Lavanda. Encontrei ainda umas Dálias à venda e plantei, ainda que tardiamente. Foi instalada uma rega automática, coloquei fertilizante em todas as plantas, espalhei granulado para os milhares de caracóis e lesmas que por lá existem, reenvasei alguns Cymbidium que estavam moribundos e depois de quatro dias de trabalho, ao fim da tarde de Domingo, antes de regressarmos, ficou com este aspeto.




A partir de agora vou mostrar aqui a evolução do jardim. Irei também começar um outro blog sobre este espaço onde irei relatar tudo o que vai acontecendo nas casas e jardin da Quinta do Velho Nr. 13, em Vila Nova de Milfontes.

12 comments:

horticasa said...

Gostei!!
Com esse espaço pode também fazer uma horta, uns pimentos, courgetes, pepinos,couves galegas, etc. como já investiu na rega automática pode tirar partido também para o prato...
Voa sorte, beijinho

Unknown said...

Ficou muito bonita, vou seguir a evolução do jardim.

José M. M. Santos said...

Vais com certeza Ilidio, e sem a tua preciosa ajuda o jardim não estava assim!! Obrigado!

Horticasa, para já é só um jardim, a horta fica (talvez) para mais tarde.

ina said...

Já está com outra cara!No proximo ano vai ficar ainda melhor,estou curiosa para ver!!!
Desculpe a minha ignorancia,o que Tomateiro arbóreo.....

MariaOrquidea said...

è como quem dá um pirolito a uma criança, uma festa.Boa sorte. Um abraço

James said...

Zé, um espaço excelente e com grande potencial, que bom que já tens alguns arbustos por onde começar. fico ansioso para ver o que vais fazer. Olha outra assunto, eu plantei umas quantas plantas de digitalis, e já estão grandinhas. Como descobri que a planta é venenosa estou a pensar plantar só uma no jardim da minha mãe porque temos animais e nunca se sabe. Gostava de te oferecer as outras se estiveres interessado para as usares neste novo jardim. Tenho tb Verbascum bombyciferum, mas as plantulas são ainda mto pequenas ainda n as posso garantir a 100%. Se estiveres interessado combinamos para te dar. Abraço!

José M. M. Santos said...

James, pois o meu problema é o mesmo - os animais! Tenho três cães e tenho medo que aconteçam incidentes. ainda por cima porque tenho duas Daschund 'chanfradas' que nunca se sabe onde vão cheirar!!

Ina, O Tomateiro Arbóreo é a Cyphomandra betacea.

James said...

LOL pronto não consigo arranjar casa para as minhas dedaleiras, acho que vão acabar no lixo! sabia que era tóxica antes de as plantar, mas depois de descobrir que era mesmo mto toxica fiquei com receio sobretudo pelos gatos ou cães... pensei que nessa casa não ias ter animais, por isso é que me lembrei:)

Unknown said...

Obrigado por compartilhar, quanta terra , que delícia. abraços e boa sorte.

sea-blue-sky & abstracts said...

what a lovely place - will be interested to see how you develop this garden.

Anonymous said...

Que se passe t il José ?
je n'arrive pas à retrouver Quita do Velho 13
blogger dit :
Le blog a été supprimé
Nous sommes désolés, le blog à l’adresse quintadovelho13.blogspot.com a été supprimé. Cette adresse n’est pas disponible pour de nouveaux blogs

Anonymous said...

Que se passe t il José ?
je n'arrive pas à retrouver Quita do Velho 13
blogger dit :
Le blog a été supprimé
Nous sommes désolés, le blog à l’adresse quintadovelho13.blogspot.com a été supprimé. Cette adresse n’est pas disponible pour de nouveaux blogs