Wednesday, January 25, 2012

Cultura de Ananases nos Açores


Uma das coisas que queria visitar nos Açores era um produtor de Ananases. Disseram-nos que a melhor plantação em S. Miguel era a A. ARRUDA que cultiva ananases desde 1860. São também uma simpatia, deixam-nos andar por ali a explorar as estufas e a ver as plantas desde pequenas até estarem grandes e com um fruto lindo e dourado. Na loja acabei por provar e trazer o famoso licor de Ananás e também a compota. 
Em conversa com um jardineiro disse que tinha já tentado plantar a coroa de um ananás e ele riu-se e disse que assim nunca ia conseguir frutos. Trouxe para casa duas pequenas plantas para ver se consigo, daqui a dois anos, ter a minha própria cultura de ananases.

Os ananases (Ananassa sativus) são plantas da família das Bromeliaceae.







4 comments:

Paulo C said...

vai ser muito dificil pq o ananas comeca a mingar e fica permanentemente infesado quando exposto a temperaturas inferiores a 12 graus no Inverno, facto que no continente é muito comum e nos acores bastante raro. outra coisa é que os acores tem uma humidade quente no verao e portugal um calor seco, por isso é praticamente impossivel criar ananas no continente. Muitos ja tentaram antes:)

Jose Santos said...

Paulo, vou colocar os meus na estufa das orquídeas onde está quente e humido. É só uma experiência e mais um exemplar para a colecção de Bromeliaceae.
;-)

Espaço do João said...

Pois meu caro.
Pode plantar a coroa do ananás e, tenha a certeza que obterá fruto. Eu já os tive em minha casa com cerca de 600grs.
Pode demorar muito tempo, mas obterá. Terá de ter um terreno protegido da geada. Palavra de sioux.
Um abraço.

Jose Santos said...

Amigo João, eu sei que sim. Uns tios meus também os cultivam assim e já obtiveram alguns bons frutos.