Monday, August 08, 2011

Um Mar de Fuchsias


O meu jardim é, no início de Agosto, um mar de Fuchsias. De tantas cores e combinações e de formas e tamanhos tão diferentes. São das flores que gosto há mais tempo. Lembro-me de gostar delas desde pequenino, de visitar o jardim da minha avó ou da minha tia Prazeres e de rebentar os botões das primeiras Fuchsias para espreitar as petalas rendilhadas e coloridas que estavam lá dentro. (E também porque gostava de ouvir o 'Pop' que faziam ao rebentar.)

As Fuchsias devem o seu nome a um botânico alemão, Leonard Fuchs, não que o senhor as tivésse descoberto, o nome foi-lhes dado em homenagem a ele. O botânico renascentista nem nunca viu a planta que recebeu o seu nome pois quando o primeiro exemplar chegou à Europa vindo da América do Sul, já este tinha morrido há muitos anos. No entanto, as Fuchsias cá estão para o lembrar e manter a sua memória e trabalho vivos até aos dias de hoje.




6 comments:

horticasa said...

A minha mãe tinha dessas, chamava-lhe brincos de princesa.
bj eugénia

Américo M.S. Pereira said...

Eu também gosto muito de Fuchsias e cultivo algumas que se adaptaram bem aqui no Norte. As suas estão lindíssimas e com uma folhagem perfeita.

Sandra Rocha said...

Um autêntico festival :)

Anonymous said...

Espectacular!O jardim deve estar lindo.Tem algunas que eu não tenho.

José M. M. Santos said...

Sim, o jardim está muito bonito!!

Américo, elas, desde que não apanhem neve e geadas devem sobreviver bem.

E tenho sempre estacas para trocar a quem se deslocar a Lisboa. Especialmente na altura das podas...

Ina dias said...

Estou interessada nalgumas estacas,algumas não tenho.O jardim deve estar lindo!