Thursday, March 10, 2011

Curso de Orquídeas no Jardim Botânico da Ajuda





Ontem e hoje estive a dar mais um Curso de Orquídeas no Jardim Botânico da Ajuda, organizado pela Associação dos Amigos do Jardim. Foi uma turma muito interessada de senhoras que nestes dois dias partilharam comigo esta paixão pelas Orquídeas.
Foram dois dias muito agradáveis e produtivos em que, espero, muitas dúvidas foram tiradas. Esteve sol e tempo quente, ideal para passear pelo jardim.
Por um lado é um prazer. Por outro lado partilhei mais uma vez o desapontamento das pessoas ao verem aquelas estufas vazias, os poucos exemplares de orquídeas a morrerem desidratadas, o jardim das aromáticas com ar abandonado, os buxos a precisarem renovação e a colecção de plantas que não evolui, na melhor das hipoteses mantém-se. Tantas outras coisas naquele jardim são prioritárias quando AS PLANTAS deviam ser a prioridade. Não são e é triste.
Mas consegue-se sempre encontrar beleza no jardim, na bonita fonte, na simetria dos buxos que estão completos, nas flores que vão aparecendo, num insecto que apanha banhos de sol numa folha.
Mas podiamos fazer mais e muito melhor.

1 comment:

Américo M.S. Pereira said...

Salvo raras excepções,infelizmente esta é a forma como o país "olha" e "trata" a generalidade dos jardins e que, ao fim e ao cabo, é um sintoma triste de subdesenvolvimento.