Tuesday, September 07, 2010

Já cheira a Outono

Setembro 2010


Que bom! Já cheira a Outono!
As temperaturas finalmente baixaram e até já fomos brindados com uns salpicos de chuva!!


Tenho andado meio afastado daqui porque tenho tinho muito trabalho no jardim.
Estamos a colocar umas pérgulas para evitar que, no próximo ano, o calor queime e mate muitas plantas como aconteceu este ano. Apesar de regar diariamente, o meu terraço tem exposição directa ao sol durante várias horas (9h00-16h00) e parece que de ano para ano o sol é mais forte. Num jardim de vasos é complicado manter tudo verde. Assim. Após a colocação de várias pérgulas, no total serão cinco mas ainda só estão duas, o trabalho ainda não terminou, vamos ter, por um lado suporte para as várias trepadeiras (Clematis, Caracoleiras, Glicínias, Bougavíleas, etc) e por outro, vamos ter a área sombreada. Estou já preparando o jardim para o ano que vem.

It smells already like Autumn. The temperatures finally dropped and we even had a few drops of rain.
I'm not writting much here as I'm working more in the garden now. Due to high temperatures and many hours of full sun in my garden, a lot of plants got burned and damaged. So, we are putting a few Pergulas (five on total) to give support to climbers and also to give shade next year.

6 comments:

Sandra Rocha said...

É verdade amigo, hoje já parece Outono.
Finalmente as altas temperaturas fizeram tréguas.
Faz bem em pensar já no seu jardim para o ano, o meu também está várias horas expostas ao sol, por isso tenho optado por flores que gostem de bastante sol mas mesmo assim elas queixam-se :) as minhas petunias é que adoram cada vez mais estão mais bonitas e cheias de flores... vou ter saudades delas.
Beijos

horticasa said...

É bem verdade, o verão foi duro, não sei se já acabou, na minha varanda os espargos até se aguentaram bem mas estou dezejosa de os levar para terra firme.
Quando é que vai haver um dia de curso de bonsai???
Avise-me por favor, estou a pensar fazer um, até já tenho aqui na varanda uma nogueira pronta para isso.
bj eugenia

Especialmente Gaspas said...

As pergulas compras feitas? Ou fazes?

Andei a ver algumas, mas são carissimas :s

Américo M.S. Pereira said...

O Outono é uma das minhas estações preferidas, não só pela "colheita" de meses de trabalho, como também pelas temperaturas mais amenas e o contraste de cores com que que a natureza nos brinda. Aqui no Norte, as matas de castanheiros, carvalhos e várias espécies de bétulas, ficam deslumbrantes...

greenman said...

São compradas. São das mais simples e somos nós que damos o tratamento da madeira cá em casa.

greenman said...

Américo, o Outono é a minha estação preferida.
Porque tudo parece voltar ao normal depois da euforia do Verão.
E é tempo de voltar ao jardim e limpar e planear.
E as cores de Outono são as que me aquecem a alma...