Monday, December 07, 2015

Seeds of Hope


É claro que fiquei bastante curioso ao saber que a conhecida antropóloga Jane Goodall tinha escrito um livro sobre plantas. Não é um livro sobre jardinagem nem sobre botânica, artes que a própria afirma que não domina. Então porquê um livro sobre plantas?
Este é um livro escrito pela naturalista Jane Goodall e a mesma admite que, desde sempre, sente um fascínio e uma grande admiração pelo mundo das plantas. O jardim da casa de família é uma memória constante e as plantas trazem-lhe recordações dos seus familiares, alguns já desaparecidos. As árvores são seres que a fascinam e as florestas lugares mágicos que deveriam ser respeitados e venerados pela sua importância para o nosso planeta. A história do mundo vegetal está cheia de episódios e de personagens interessantes e os seus legados são recordados pela autora neste livro.
As suas experiências nas florestas onde estudou os primatas, nos jardins botânicos e em jardins de todo o mundo, plantas raras e misteriosas, plantas que nos podem curar e outras que nos podem ser fatais. São assuntos muito diversificados os abordados neste livro. A autora usa uma escrita simples e consegue despertar o interesse do leitor como uma boa professora ou alguém que sabe contar uma história.
A última parte deste livro é dedicado à ecologia e a assuntos sérios sobre as plantações, o cultivo em massa de alimentos, os organismos geneticamente modificados e o futuro da agricultura e do nosso planeta. A autora apresenta factos e oferece a sua opinião numa mensagem positiva e cheia de esperança.
Uma obra muito interessante e uma boa leitura que aconselho a todos.


No comments: