Friday, January 03, 2014

Passiflora - As Flores da Paixão



Terminei o ano com um livro e começo este ano com outro livro.

O livro PASSIFLORA - As Flores da Paixão, de João Franco, é um pequeno livro com muita informação sobre um género botânico que, para além dos frutos saborosos, nos dá flores lindíssimas.
São pouco conhecidas e plantadas em Portugal e fora um ou outro amigo que têm duas ou três espécies, só conheço o João Franco como um apaixonado e coleccionador destas maravilhas botânicas.

O livro tem informação muito interessante e está direccionado para quem, como eu, pouco conhecia destas plantas. A história e o cultivo e a propagação são capítulos importantes mas também uma descrição das várias espécies que podem ser cultivadas no exterior, interior ou em meios protegidos, como uma estufa. O fruto - o Maracujá - é também referido neste livro.

Aconselho a todos os que tenham curiosidade sobre as PASSIFLORA e, quem sabe, futuros coleccionadores das diversas espécies e variedades com flores exóticas, muito coloridas e lindíssimas.

Sigam o Blog do João Franco - Maracujá e Amigos - e podem comprar o livro na Amazon ou directamente ao autor como podem ver no Blog

3 comments:

Angel Mar said...

São plantas fantásticas. Tenho três variedades, no exterior e mesmo que no inverno eles desaparecem para congelados, saem todos os anos e cada vez com mais flores. Abraços

Vegana da Serra said...

Já tentei cultivar, mas as lesmas acabam sempre por devorar tudo.

José M. M. Santos said...

Minerva, então tem que fazer alguma coisa para dar conta dessas lesmas gulosas!