Wednesday, February 27, 2013

Manual do Jardineiro




Gosto muito de Plantas e de Jardinagem e gosto também de livros de jardinagem. Tenho bastantes, tanto livros práticos como livros sobre história dos jardins.
Há algum tempo encontrei por acaso num alfarrabista, um livro, uma 5ª edição, intitulado MANUAL DO JARDINEIRO, publicado em 1900. O livro não tem autor, tem um editor (talvez o autor), de seu nome Arnaldo Bordalo.
Gosto muito de ler estes livros antigos e é interessante ver que plantas eram conhecidas e cultivadas nessa altura, bem como os métodos de jardinagem utilizados. Num capítulo, o autor escreve sobre o cultivo de plantas em vários tipos de pequenas estufas e aquários de sala. Muito interessante.
Vou ler este livro e irei aqui partilhando algumas ideias que ache interessantes sobre a jardinagem em Portugal no virar do século XX.




1 comment:

ENFº Enfermo said...

Já o leu? Encontrei um igual que pertençeu ao meu bisavô . É muito interessante pelo que pude ver ao limpar o pó das suas páginas.vai para restauro pois gosto de preservar as memórias da minha família. Cumprimentos