Wednesday, September 26, 2012

300.000


Esta noite, o blog atingiu a marca das 300,000 visitas!
Agradeço a todos os que por aqui vão passando e acompanham esta minha paixão pelas plantas!

Monday, September 24, 2012

Jardim Azul


Em Setembro, no Lugar do Olhar Feliz, o jardim azul estava muito bonito! Gosto muito de jardins monocromáticos! Quem me dera ter espaço para, um dia poder ter vários recantos no meu jardim onde pudesse cultivar plantas pela sua cor. como uma manta de retalhos!

Infelizmente não conheço mais nenhum jardim em Portugal que tenha estes espaços dedicados à cor e onde se misturam várias texturas dentro de uma mesma tonalidade.





Sunday, September 23, 2012

Alsobia dianthiflora


Há cerca de um ano deram-me uma estaca desta planta originária da América Central e do Sul que, sem saber do que se tratava, coloquei num vasinho e andou perdida entre as dezenas de vasos com pequenas estacas que tenho pelo jardim. Depois cresceu um pouco e foi mudada para um vaso maior e colocada num suporte de vasos de ferro que tenho na parede exterior da minha casa. Cresceu e tem umas folhas bonitas e aveludadas. 
Há dias estava a regar e vi uma coisa branca entre as folhas. Uma pena de um pombo, pensei. Era uma flor. Tubular, muito bonita, com umas pétalas rendilhadas. Fiquei contente e um amigo identificou-a. Alsobia dianthiflora. Nunca tinha ouvido falar e foi uma agradável surpresa!!



Saturday, September 22, 2012

Revista Jardins - Edição 10º Aniversário


Já saiu a edição comemorativa dos 10 ANOS da revista JARDINS (edição de Outubro). Toda a revista está feita à volta do número 10.


Assim, podem nesta revista saber quais são as minhas 10 Orquídeas favoritas, o que se fez em Portugal de arquitectura paisagista nos últimos 10 anos, quais são as 10 árvores de fruto ideais para os jardins portugueses, os 10 passos para criar um jardim de fácil manutenção, quais as 10 plantas aromáticas e medicinais mais comuns no quintal da Fernanda Botelho, 10 conceitos de Natureza e Bonsai, e os 10 jardins preferidos da Vera Nobre da Costa. E pode ler ainda muito mais... é só comprar a revista!!

Parabéns REVISTA JARDINS!!

Friday, September 21, 2012

Thursday, September 20, 2012

Dália 'Honka'


A última Dália da estação. É diferente das Dálias a que estamos habituados. Parece um catavento daqueles de papel! À falta de girassois no jardim, tenho a Dália 'Honka'!
Foi a última a florir! 


Wednesday, September 19, 2012

Caracoleira (Vigna caracalla)


A minha Caracoleira este ano deu poucas flores! Acho que a vou levar para o jardim de Milfontes onde pode ser plantada no chão.


Botão fechado


Flor aberta

Tuesday, September 18, 2012

Monday, September 17, 2012

Nova Oferta de Revista ORCHIDS de Agosto


Depois de anunciado o vencedor da oferta de 15 de Setembro - Marco Monteiro, aguardo a morada para enviar a revista que ganhou - volto a fazer outra oferta, desta vez um exemplar da revista ORCHIDS de Agosto. E com esta acabaram-se as revistas em duplicado. Esta é a última chance de ganhar um exemplar desta magnífica revista somente distribuída aos sócios da AOS - American Orchid Society.

Para se candidatar a este exemplar, basta que deixe um comentário nesta mensagem até ao dia 30 de Setembro. O vencedor será anunciado dia 1 de Outubro. Boa sorte!

Trabalhos de Outono

Este Domingo foi dia de jardinar. Os trabalhos foram praticamente de limpeza pois o fim do verão traz sempre folhas secas, bolbos para tirar da terra, limpezas e reenvasamentos. É o trabalho do jardim. Os dias já são mais pequenos e parece que as temperaturas vão - finalmente - começar a descer. O jardim está cheio de vermelhos, das Fuchsia, dos Àcers, das flores dos Haemanthus... gosto muito do Outono!


Fuchsia 'Snowcap'


Fuchsia 'Tom West'

Sunday, September 16, 2012

Phalaenopsis pulcherrima 'Aida Blue'


Comprada em 2009, esta Phalaenopsis de pequenas flores lilás, dá a sua haste floral todos os anos. No vaso já praticamente não há substrato e as raízes estão como querem, aéreas. O facto de florir e estar tão saudável tem adiado a minha vontade de a reenvasar.




Saturday, September 15, 2012

Palácio de Monserrate


Um lindo monumento, agora praticamente restaurado, pleno de uma decoração que transporta o jardim para dentro do palácio. Se nunca lá foi, ficam aqui umas imagens para ver o que pode encontrar em Sintra, no nosso país.










Friday, September 14, 2012

Cymbidium Lilliput


É o primeiro Cymbidium da estação a florir por cá. Já tenho mais com hastes florais a rebentar. Este é especial porque foi muito difícil chegar até mim e ficou caríssimo. Mandei vir de Taiwan (juntamente com outros três) e paguei um balúrdio por causa do certificado de CITES e do documento da inspecção sanitária. Quando chegou a Portugal, recebi um aviso da alfandega para ir tratar da papelada para poder levantar as 4 plantas. Pensava eu ter tudo tratado. Não, agora tem que pedir - e pagar - novamente o certificado de CITES e pedir que o inspector sanitário inspeccione as plantas. Tudo isto demorou 18 dias. E as plantas em raiz nua na alfandega, sem me deixarem rega-las nem nada. Nem vos digo quanto paguei para ver estas plantas em minha casa. Mas aqui está. São resistentes. A primeira delas floriu. Tirei esta foto assim que abriu a primeira flor, é um Cymbidium Lilliput, um híbrido primário de Cymbidium ensifolium x Cymbidium lowianum. Vou aguardar que as duas hastes abram completamente e depois voltarei a postar aqui mais fotos.

Thursday, September 13, 2012

Dálias em Monserrate




Junto ao palácio de Monserrate, as bordaduras eram coloridas por pequenas Dálias!

Wednesday, September 12, 2012

Jardim de Monserrate em Setembro


No meu aniversário, decidimos ir passear a Sintra e visitar alguns jardins. O Jardim de Monserrate está cada vez melhor. O restauro do palácio avança a olhos vistos e as novas áreas do jardim estão bem plantadas, com bonitos exemplares e plantas bem tratadas. Todo o parque é muito bonito e cheio de árvores maravilhosas mas também gostei de ver o jardim do México e tenho que voltar na estação das rosas para ver o roseiral todo florido! Gostei de ver o uso de suculentas misturadas com outras plantas mais floridas. Um bonito contraste. Muito bom gosto.

Recomendo uma visita em qualquer altura. Há sempre muito para ver!