Friday, September 14, 2012

Cymbidium Lilliput


É o primeiro Cymbidium da estação a florir por cá. Já tenho mais com hastes florais a rebentar. Este é especial porque foi muito difícil chegar até mim e ficou caríssimo. Mandei vir de Taiwan (juntamente com outros três) e paguei um balúrdio por causa do certificado de CITES e do documento da inspecção sanitária. Quando chegou a Portugal, recebi um aviso da alfandega para ir tratar da papelada para poder levantar as 4 plantas. Pensava eu ter tudo tratado. Não, agora tem que pedir - e pagar - novamente o certificado de CITES e pedir que o inspector sanitário inspeccione as plantas. Tudo isto demorou 18 dias. E as plantas em raiz nua na alfandega, sem me deixarem rega-las nem nada. Nem vos digo quanto paguei para ver estas plantas em minha casa. Mas aqui está. São resistentes. A primeira delas floriu. Tirei esta foto assim que abriu a primeira flor, é um Cymbidium Lilliput, um híbrido primário de Cymbidium ensifolium x Cymbidium lowianum. Vou aguardar que as duas hastes abram completamente e depois voltarei a postar aqui mais fotos.

4 comments:

Américo M.S. Pereira said...

Este é um problema na importação de plantas de outros continentes. Contudo, pela extrema beleza deste híbrido, valeu o esforço e mesmo um preço elevado.

Blog da Bete said...

Quando vejo Cymbidium florido sempre questiono. Porque não consigo cultivar?

abraços

Marco said...

Muito bonito. Parabéns!

Abraço,
Marco Monteiro

Anabela Melo said...

Bom dia, é engraçado porque aconteceu-me exactamente o mesmo, mas com dendrobium. Os engenheiros que vistoriam são de uma exigência... É pena que seja só nestas coisas, parece que nos tentam dificultar a vida ao máximo.