Saturday, June 30, 2012

Mais flores

Na casa da Quinta do Velho.


Estes Crisântemos ainda vieram da casa da minha avó Grácia. 


Se queremos cor no Verão, os Cravos Túnicos (Tagetes patula) são uma boa escolha.


Este Gerânio (Pelargonium graveolens variegata) chama-se 'Mint Rose' porque as suas folhas cheiram a menta.


E mais uns Crisântemos Tricolor (Chrysanthemum). Estes têm flores diferentes na mesma planta. Não conhecia e gostei muito deles.

Thursday, June 28, 2012

Phalaenopsis javanica


Esta pequena jóia é, como o próprio nome o indica, originária da ilha de Java (na Indonésia). Cresce nas árvores das florestas da ilha e gosta de ser cultivada em ambientes quentes, húmidos e com bom arejamento.  O substrato fino (casca de pinheiro e fibra de coco) deverá ser suficientemente poroso para reter alguma água sem o deixar demasiado molhado. A planta deve ser mantida numa área sombreada.



Chegou o Verão...

... porque as Dálias estão floridas!


Dahlia 'Pooh'

Wednesday, June 27, 2012

Brassia lanceana



Em 2008, quando a comprei, as flores eram mais escuras. Este ano, talvez porque apanhou menos luz, é mais amarela com uma tonalidade esverdeada.
Este ano nem reparei que tinha uma haste floral, quando vi... SURPRESA!! Já estavam todas as flores abertas! A razão provável desta demora em voltar a florir foi a mudança de vaso. As Brassia não gostam muito de ser reenvasadas e mexidas.


Tuesday, June 26, 2012

Lycaste deppei


O primeiro exemplar desta orquídea foi encontrada no México por Ferdinand Deppe em 1830. Primeiro chamaram-lhe Maxillaria deppei mas em 1843, John Lindley transferiu-a para o género Lycaste. É também relativamente comum na Honduras, Nicarágua, Salvador e Guatemala, em florestas húmidas de zonas montanhosas entre os 1000 e os 1600 m de altitude.

Tenho a minha na estufa, na zona mais perto da porta onde tem um bom arejamento. Ela gosta. O substrato é composto por casca de pinheiro, fibra de coco grossa e musgo de esfagno. É fertilizada com Akerne Rain Mix com frequência.

Este ano tenho duas bonitas flores bem perfumadas.



Monday, June 25, 2012

Vasos e Suculentas


Gosto de vasos com formas diferentes. Os Sempervivum ficam muito bonitos nestes vasos!


E algumas novas suculentas a enraizar.

Saturday, June 23, 2012

Phalaenopsis mariae


Esta também é uma repetente e sempre bem vinda. A planta mãe morreu devido à acumulação de água nas folhas mas nasceram várias novas plantas no mesmo vaso. Pena que não consigo separa-las. Tenho assim um vaso cheio de plantinhas. Este ano está com duas hastes florais bem bonitas e coloridas!!



Friday, June 22, 2012

Oferta de Revista ORCHIDS



Esta é uma das revistas que assino, como membro da American Orchid Society. É uma revista muito boa onde aprendo muito. Este mês, sabe-se lá porquê, enviaram-me dois exemplares do mês de Junho. Fica um para oferecer aos leitores deste blog!!

Basta que deixem uma mensagem neste post para entrarem no sorteio. Podem deixar mensagens até dia 30 de Junho, dia 1 comunico o vencedor.

Wednesday, June 20, 2012

Phalaenopsis decumbens



Comprei esta planta em 2009 e desde aí tem florido todos os anos. Está agarrada a uma pequena tábua de madeira e fica todo o ano dentro da estufa. Este ano tem duas hastes florais e tem dado flores umas atrás das outras. É uma bonita miniatura e fácil de cultivar. Cada flor tem pouco mais de 1 centímetro.

Tuesday, June 19, 2012

Dois Dendrobium

Estive fora 4 dias e quando cheguei, haviam novidades na estufa das orquídeas. Estes dois Dendrobium (um deles agora chama-se Dockrillia) estavam floridos! Que bom chegar a casa!
Ambos já tinham florido em outros anos mas é sempre bom vê-los a florir de novo!


Dendrobium victoriae reginae


Dockrillia teretifolia

Saturday, June 16, 2012

Jardim da Tia Prazeres


Um dos jardins que gosto de visitar quando vou à minha terra é o jardim da minha tia Prazeres. Apesar de tanto ela como o meu tio estarem doentes, lá vão conseguindo ir regar e mantendo tudo florido. Este é um dos jardins que eu sempre gostei de visitar, desde novo, e aqui aprendi muita coisa de jardinagem. Uma das paixões que temos em comum são as Fuchsias e, é claro, as orquídeas.


Logo à entrada somos saudados por este colorido fantástico. As Lobélias azuis também as tenho em Lisboa, trazidas daqui. Propagam-se bem e rapidamente tenho o jardim cheio destas lindas florsinhas azuis.


E os Brincos-de-Princesa. Os grandes são os preferidos por aqui.


Estes escuros dei-lhe eu há algum tempo.


Brancos e enormes!!


Estes são dos mais antigos que me lembro de ver por aqui. Já terão mais de duas décadas.


E estas Coroas Imperiais que ficam tão bem entre um feijoeiro e uma aboboreira!


Uma bonita e perfumada Rosa.


E uns bonitos Hippeastrum.

Há sempre muito para ver, no jardim da tia Prazeres.


Thursday, June 14, 2012

Visita ao Lugar do Olhar Feliz



No passado fim-de-sema visitei os meus amigos Ann e J.P. na sua casa no Alentejo. É sempre um prazer visitar o Lugar do Olhar Feliz e ir conversando pelo jardim, vendo as belezas que surgem a cada canto e provando os frutos exóticos e maravilhosos. Em cada visita ao jardim há sempre novidades para admirar e para provar!






Wednesday, June 13, 2012

Lírios de Um Dia




Reconciliei-me com as Hemerocallis. O ano passado deram poucas flores mas este ano foi uma festa. Elas podem durar só um dia, mas quando são em quantidade, é uma maravilha!! Tenho flores há semanas!! Quero mais variedades!!

Quinta do Velho Nr. 13

Herdei um jardim. Bem, não só um jardim, mas também as casas que lhes pertencem. Passo a explicar: no dia 26 de Abril faleceu uma tia minha, irmã da minha mãe, que deixou em testamento os únicos bens que possuía, uma casa, um jardim e uma pequena casa anexa, a mim e ao meu irmão. A casa fica na minha terra natal, Vila Nova de Milfontes, no litoral alentejano, na costa vicentina. 
Assim, estamos agora na fase de limpar e arranjar as casas ao nosso gosto, bem como os 80 m2 de jardim de modo que as possamos usar como casas de férias, fins-de-semana e talvez alugar ou emprestar a amigos. A casa está bem situada, numa zona sossegada da vila e a 10 minutos a pé da praia.
Apesar da tristeza que foi a morte repentina da minha tia, acredito que, onde ela estiver, estará satisfeita por estarmos a cuidar do seu cantinho.




As primeiras fotos do jardim foram tiradas no mês de Maio. Tem uma Cameleira, uma Nespereira, um Limoeiro, uma Laranjeira e um Tomateiro arbóreo. Muitas ervas e poucas flores. Algumas Papoilas, Gladíolos, uma Aquilégia diferente das minhas e dois tipos de Alstroemerias. 

Entretanto no fim-de-semana grande de 10 de Junho o trabalho no jardim avançou bastante. Apanhámos as ervas todas, limpámos tudo, podei as árvores, plantei uns cravos túnicos, umas Hortênsias e Lavanda. Encontrei ainda umas Dálias à venda e plantei, ainda que tardiamente. Foi instalada uma rega automática, coloquei fertilizante em todas as plantas, espalhei granulado para os milhares de caracóis e lesmas que por lá existem, reenvasei alguns Cymbidium que estavam moribundos e depois de quatro dias de trabalho, ao fim da tarde de Domingo, antes de regressarmos, ficou com este aspeto.




A partir de agora vou mostrar aqui a evolução do jardim. Irei também começar um outro blog sobre este espaço onde irei relatar tudo o que vai acontecendo nas casas e jardin da Quinta do Velho Nr. 13, em Vila Nova de Milfontes.

Monday, June 11, 2012

Alstroemerias 2012


1 - (não identificado); 2 - Diana;
3 - Camila; 4 - (não identificado);
5 - Julietta; 6 - (não identificado).

Saturday, June 09, 2012

Gladíolos


Estes Gladíolos são novidade este ano apesar de terem sido plantados há dois. Não sendo uma flor que aprecio por aí além, achei estes muito bonitos e por isso são para continuar!


Gladiolus nanus Nimph (em cima)
Gladiolus nanus Robinetta (em baixo)



Friday, June 01, 2012

Phalaenopsis parishii


Esta pequena espécie de Phalaenopsis cujas flores medem cerca de 2cm é originária dos Himalaias e é encontrada a crescer de forma epífita, ou seja, agarrada a árvores, em troncos e ramos cobertos de musgo. 
A minha está num pequeno cesto de madeira pendurada na estufa. Gosta de estar ligeiramente húmida pelo que não devemos deixar secar as raízes completamente.