Wednesday, October 03, 2012

Jardim Botânico de Praga


O ex-libris do jardim botânico de Praga é a estufa ‘Fada Morgana’, de construção recente, aberta ao público em 2004, onde podemos admirar várias plantas, inseridas nos diferentes biótopos aí representados.
A estufa tem 130 metros de comprimento, 17 metros de largura e tem 11 metros de altura interior. Está inserida numa encosta e tem a forma de S ocupando uma superfície total de 1750 m2 com mais de 200m em caminhos e miradouros interiores. Está dividida em três grandes zonas ou biótopos: uma zona semidesértica, com plantas africanas, de Madagáscar, do México e da Austrália, uma zona de floresta tropical húmida com plantas oriundas da América Central e do Sul, Austrália e ilhas do Pacífico, Vietname e ilhas de Sonda e Filipinas. E existe ainda uma terceira zona, tropical montanhosa, com plantas africanas, americanas, asiáticas e muitas plantas carnívoras da Venezuela.  É na zona tropical húmida, a mais extensa, que encontramos as orquídeas. Se nos alhearmos um pouco e esquecermos as vigas em arco que suportam as placas de poli-carbonato da estufa, podemos imaginar que estamos numa verdadeira floresta tropical. As gravações de cantos de aves e o som da água a cair da cascata ajudam a criar o ambiente.












1 comment:

Ariadne Sibelle said...

Olá, sempre fui apaixonada por jardinagem mas nunca pude me dedicar a isso. E ainda não posso, mas me apaixonei por um belo jarrinho de flores e estou tentando cuidar delas, mas não faço a mínima idéia de como. Vi o quanto você é maravilhoso no que faz com essas belezuras e gostaria de saber se pode me ajudar com meu novo xodózinho. Se puder, me mande um e-mail confirmando que eu respondo com fotos das minhas fofinhas. Amei seu blog. Obrigada. Ariadne Sibelle (ariadnesibelle@hotmail.com)