Saturday, August 25, 2012

Stanhopea tigrina var. nigroviolacea


Originária das costas montanhosas das montanhas do México, esta orquídea cresce a altitudes de 1500 - 2000 m gostando de temperaturas amenas ou frescas, o que me leva a cultiva-la durante todo o ano no exterior. Está num cesto desde que a comprei em Novembro de 2007 e é regada e fertilizada frequentemente. No inverno apanha chuva e frio sem grandes problemas. Esta é a primeira floração. São cerca de 20 hastes florais. Eu acho que ela já devia ter florido há mais tempo mas ficou muito mal tratada na tempestade de granizo do ano passado. Entretanto recuperou, duplicou o número de pseudobolbos e aí está com uma floração espectacular.









6 comments:

ina dias said...

Que espetacular,tantas flores.

Américo M.S. Pereira said...

Espantosa. É uma espécie extremamente generosa, belíssima e com um perfume!!!...

Blog da Bete said...

Meu Deus, você arrasou, planta maravilhosa, lindíssima.
Parabéns
abraços e uma linda noite

Romana said...

Simplesmente MARAVILHOSA... Parabéns!

Ilidio Maria said...

Mas que linda, tanta flor, das stanhopeas é a que eu mais gosto. também tenho uma mas não sei se alguma vez dará flor. Parabéns, esta de facto está um espanto.

Ilidio Maria said...

A minha veio da viagem a Paris e estava muito parada, entretanto mudei-lhe o substrato e adubei-a está toda a rebentar com umas 9 ou 10 folhinhas. Ainda é pequena, vai ainda levar uns anos até florir, embora tenha muitos pseudobolbo pequenos.