Esta Lycaste tem uma história: em 2007, quando foi criado o fórum da Associação Portuguesa de Orquidofilia, fizémos uma compra em conjunto à qual chamámos 'Projecto Lycaste aromatica'. Vários membros do fórum compraram um exemplar pequeno, do mesmo tamanho, desta planta e o projecto era ir documentando ao longo dos anos a evolução da planta e compararmos o crescimento das plantas-irmãs sendo que seria interessante ver como se comportavam as várias plantas com os diferentes orquidófilos em diferentes localizações e diferentes tipos de cultivo. Houve quem montasse a planta em cortiça, houve quem a matasse em pouco tempo, quem experimentasse diferentes substractos, enfim, o cultivador alemão onde comprámos as plantas disse-nos que iria demorar uns 2 anos até florir.
E aqui está a primeira floração da minha planta 5 anos depois. Tem dois botões e o primeiro abriu hoje mesmo. Uma flor linda e com um perfume fantástico a canela.
Como eu costumo dizer: 'O orquidofilo é um jardineiro paciente'.
Não acham que tenho razão??
3 comments:
Mas muita paciência!
Haja paciência, esperar cinco anos e não desesperar...
Your patience paid off - and a cinnamons scent? That's a bonus.
São muito bonitos. Eu também tenho um que, na sua primeira floração, só apresentou uma flor. Nas informações que tenho (Internet e Livros), esta espécie chega a produzir mais de dez flores por cada pseudobolbo. Apesar de tudo, as nossas sempre vão florindo...
Post a Comment