Thursday, October 15, 2009

Borboleta Cauda-de-Andorinha




Papilio machaon

Quando soube que as borboletas Cauda-de-Andorinha se alimentavam de Arruda (Ruta graveolens), apressei-me a comprar uma não fosse alguma borboleta passar pelo meu jardim e não tivésse que comer. A planta tem uma cor verde-prateada e um cheiro intenso e não muito agradável. Soube que as usam também para afastar os maus-olhados e as visitas indesejáveis. Fiquei contente, se não aparecessem as borboletas, talvez servisse para o resto. Bem, a plantinha lá foi para um cantinho do jardim até que me esqueci dela. Um destes fins-de-semana olhei para ela e vi-a, muito raquitica. Tinha passado sede nos dias que tinha estado fora e estava num estado muito triste. Ao olhar para ela com atenção, vi que tinha uma lagarta muito magrinha e triste como a planta.

Corri a comprar uma nova planta e, passados dias, a lagarta está grande e gordinha como a podem ver. Espero que fique por aqui quando pensar em transformar-se numa linda Cauda-de-Andorinha.

2 comments:

SEMPRE A APRENDER said...

Isso é que é amor aos animais...

Miguel said...

Acho que não custa nada deixá-las comer um pouco e assim podemos sempre observar de perto a fantástica metamorfose que ocorre nestes animais. :)