Monday, April 23, 2007

Serra de Santo António

Não foi de propósito, mas não consigo imaginar melhor maneira de comemorar o DIA DA TERRA.
Ontem fui com um pequeno grupo de orquidófilos fazer um passeio pela Serra de Santo António. Saímos de Lisboa às 9:30h da manhã e chegamos passadas 12 horas. Estava cansado, apanhamos bastante sol (fiquei com os braços e pescoço vermelhuscos) e algumas carraças na erava seca, mas adorei o passeio.
Os temas de conversa do dia foram plantas, jardins e, claro está, orquídeas. Naquela zona pudémos observar uma grande variedade de espécies endémicas que estão neste momento a florir. Pequenas jóias da natureza que felizmente, talvez pelo seu tamanho insignificante, não são conhecidas de muita gente e ainda se vão encontrando se procuradas por olhos conhecedores.
Informa-se que são espécies protegidas e que mesmo colhidas não se conseguem cultivar em casa pois necessitam da combinação de um variado conjunto de factores para sobreviverem e florirem que são praticamente impossíveis simular em nossas casas.
Resta-nos admira-las no seu habitat e trazer uns troféus fotográficos para partilhar com os amigos. Nos próximos dias colocarei aqui algumas fotos do passeio.

No comments: