Wednesday, March 22, 2006

A Floresta Portuguesa

Ontem Foi o dia Mundial da Floresta.
Estava eu na sala-de-espera de um consultório a ver o programa de fim-de-tarde do Canal 1 quando vi reportagens de comemorações deste dia. Toda a gente satisfeita com a floresta portuguesa.
Fiquei um bocado indignado pois nos últimos anos as nossas matas e florestas têm sofrido bastante com os incêndios e é cada vez maior a área desflorestada.
Não há motivos para comemorar! Há que alertar e lembrar ao governo que é preciso preservar o que resta da nossa floresta. São necessários meios de vigia, meios de planeamento e limpeza de florestas. Meios para que os bombeiros portugueses - uns verdadeiros heróis - combaterem os incêndios que preenchem os noticiários dos meses de Verão. Há que reflorestar. Organizar e repovoar os espaços ardidos. Há que fazer legislação para que não se patrocine incendiários.
Não há tempo para comemorações!

Image hosting by Photobucket

1 comment:

Crix said...

Um voto a favor...
No fim de semana passado andei pela Serra da Estrela e fez-me impressão ver tanto tronco preto ainda espetado na terra.
Em vez de acções simbólicas de oferta de árvores ( que eu comparo a deitar as sementes ao vento - algumas nascerão)eu acho que deveriam ser planeadas acções sérias, de ordenamento e plantação, e nesta altura passar á execução com incentivos aos proprietários e á população em geral.