Thursday, January 31, 2013

Bulbophyllum loherianum


Primeiro Bulbophyllum do ano. Eles parece que dão flores quando lhes apetece, sem seguir padrões. É sempre uma agradável surpresa!

Wednesday, January 30, 2013

Camelia japonica


Começaram já a florir no meu jardim em Benfica, apesar de ter chovido não tem estado muito frio e as flores não estão muito danificadas pela geada. A minha outra planta ainda só tem botões gordos. É sempre menos produtiva. Para a semana vou ver como estão as do jardim de Milfontes. Estou especialmente curioso com  a amarela que comprei há pouco tempo mas que já vinha com dois ou três botões. 
Mais notícias das Camélias para breve.


Friday, January 25, 2013

Revista Jardins Fevereiro 2013


Contrastando com o tempo invernoso que está lá fora, a revista Jardins de Fevereiro já nos promete Primavera na sua bonita capa.
Nesta edição podem ler o meu diário de orquídeas onde falo de Cymbidium, de Dendrobium nobile e de Pleiones. 
A planta do mês são as Primulas mas podem ler ainda artigos interessantes sobre Fetos Arbóreos, sobre Sarracenias (plantas carnívoras), sobre os saborosos Elaeagnus, os benefícios da Alfavaca, a cultura da Pitangueira, a magia dos Cactos. A Villa Adriana, em Tivoli é a sugestão de visita a um jardim histórico italiano.
Tudo isto e muito mais para ler neste novo número da revista Jardins.

Monday, January 21, 2013

Cymbidium híbrido


Já tenho este Cymbidium há alguns anos, gosto muito da cor creme do labelo. Infelizmente a haste floral partiu-se ainda em botão mas as flores abriram todas numa jarra.


Thursday, January 17, 2013

A Linguagem Secreta das Flores




Muito boa estreia para a escritora Vanessa Diffenbaugh. Se quiser resumir muito o livro a um tema, diria que este livro é sobre a maternidade. Não só a maternidade natural, mas também a maternidade pela adopção e o que é ser mãe. Mas assim estava a tirar muito desta história muito bem contada. Por vezes estranha, mas sem deixar de nos interessar.
Vitória foi abandonada à nascença e passou toda a sua vida de um lar para o outro sem nunca conseguir aceitar uma família como a sua. As decisões que tomamos definem a nossa vida e Vitória consegue escolher sempre os caminhos errados. Com Elizabeth aprende a linguagem das flores e mesmo com todas as opções erradas essa parece ser a forma de comunicar que pode ajuda-la a seguir e a aceitar outros na sua vida. Uma boa história bem escrita e estruturada. Aconselho a leitura, especialmente a quem gostar de flores!

Wednesday, January 16, 2013

Hippeastrum Jewel


Este é dobrado, com as flores ligeiramente mais pequenas, mas igualmente bonito. Chama-se 'Jewel' (Jóia) e é mesmo assim, uma jóia. A segunda haste vem a caminho e as folhas já espreitam...


Tuesday, January 15, 2013

Hippeastrum Magic Green


Este ano plantei dois bolbos de Hippeastrum que estão, neste momento, enormes, com duas hastes florais cada e com flores abertas. Finalmente encontrei alguns diferentes do que se vê normalmente.

Monday, January 14, 2013

Se gosta deste blogue ...



Se são seguidores e gostam deste meu Blog de Jardinagem - GREENMAN - podem votar nele na categoria de BOTÂNICA, HORTICULTURA E JARDINAGEM.

É só clicar aqui.
http://aventar.eu/blogs-do-ano-2012/blogs-do-ano-2012-votacoes-1a-fase-14/

Saturday, January 12, 2013

Camélias


No jardim de Vila Nova de Milfontes, mais Sul, as Camelias japonicas já estão em plena floração há semanas. Aqui em Benfica já vão mostrando a cor, mas esta é ainda a mais desenvolvida.

Comprei há um mês uma Camélia de flor amarela, mas só em botão. Vamos ver o que vai sair dali!

No Jardins Sintra chegaram alguns exemplares muito bonitos como por exemplo esta que abriu esta primeira flor.


Friday, January 11, 2013

Clivia miniata


Esta Amarylidaceae originária da África do Sul dá umas flores muito bonitas. Tenho esta planta desde 2011 e já deu várias florações em várias alturas do ano. Agora já tem duas novas plantas a crescer ao lado e uma delas parece que vai florir. Esta é a Clivia miniata mais comum.


Thursday, January 10, 2013

Cymbidium Sarah Jean 'Karen'


Mais uma primeira floração. Já tinha a planta há dois anos mas só agora deu a sua primeira haste floral. Este é outro clone dos 'Sarah Jean', também é de haste pendente, mas ao contrário do 'Ice Cascade' este tem o labelo manchado de rosa-claro e as restantes pétalas e sépalas são verde claro.
É muito bonito e espero que nos próximos anos cresça como o seu primo que bate recordes de floração cá em casa.



Wednesday, January 09, 2013

Hardenbergia violaceae


É sempre um prazer ver esta trepadeira toda florida. As flores violeta são muito bonitas. Tenho que procurar uma de coloração branca. Gosto muito destas trepadeiras por terem as folhas persistentes. 
Não gosta de muito frio mas dá-se bem aqui na zona de Lisboa. Floresce todos os anos no final do Inverno mas este ano como não temos tido um Inverno muito rigoroso, adiantou-se um bocadinho.


Tuesday, January 08, 2013

Cymbidium erythraeum

Este Cymbidium tem florido em anos alternados. Comprei-o em 2009, voltou a florir em Janeiro de 2011 e agora em 2013. Tem a particularidade de ter as hastes altas e as flores muito espaçadas. Este ano deu uma haste floral muito bonita! Esteve sempre na rua mais abrigado da chuva! 



Monday, January 07, 2013

Camelia sinensis

A Camélia sinensis (Planta do Chá) que me ofereceram o ano passado quando visitei a ilha de Ponta Delgada, nos Açores abriu hoje o primeiro botão. Ainda tem mais dois ou três. A flor é pequenina, com uns 3 centímetros, singela, branca e muito bonita!

Desde o ano passado a planta já cresceu e está com o dobro do tamanho.



Saturday, January 05, 2013

Jardins Sintra


Este ano ainda não tinha escrito nada porque o tempo tem sido muito pouco. A razão principal é porque encerrei a minha loja de animais e comecei imediatamente a trabalhar num novo projecto, também com alguns animais mas também com plantas. 

Estou a trabalhar no centro e jardinagem (e agora também Pet Shop) JARDINS SINTRA.

Se viverem perto não deixem de passar por lá. É um grande espaço com muitas plantas e acessórios para jardinagem e para animais de companhia.

A loja vai desenvolver-se bastante neste primeiro trimestre e vai ter muitas novidades. Podem ver muitas dessas novidades na página no Facebook (https://www.facebook.com/jardinssintra) ou no site que também vai ser totalmente renovado (http://www.jardinssintra.com).

O meu horário inclui os fins-de-semana. Folgo às Segundas e Terças.
E já sabem, fico à espera de uma visita!!