Tuesday, May 31, 2011

Sunday, May 29, 2011

Astrophytum myriostigma v. strongylogonum




Já tenho este cacto há muitos anos e todos os anos dá algumas flores. Queria que ele desse alguns filhotes mas não tenho tido sorte ou ele talvez só se reproduza por semente. Está numa taça grande com outras suculentas na rua e apanha toda a chuva e sol possível. Ficou tapado com gelo na tempestade de granizo mas resistiu e agora está com uma flor.

Esta é a variedade que tem cinco secções. Gosto destes cactos rechonchudos e sem grandes picos.

Saturday, May 28, 2011

Petunia 'Phantom'



Faz hoje um mês que caiu a tempestade de granizo que destruiu muita coisa no meu jardim. Alguns dias antes tinha comprado esta Petunia e nem tinha tido tempo de a fotografar. Mas como podem ver, recuperou bem e já está novamente coberta de flores. Como a Petúnia, muitas outras também estão recuperadas e já em botão. Só nas suculentas, em que o crescimento é mais lento, se nota que ainda vão demorar a ficar novamente bonitas.

Confesso que não pensei que fosse tão rápido.


Entretanto continuam as tempestades repentinas por todo o país estragando culturas e plantações. É triste ver tudo estragado e sem recuperação possível. Em países em que neva e estas condições atmosféricas são habituais, os jardineiros têm maneiras de proteger as plantas. A mim apanharam-me completamente de surpresa e sem conseguir fazer nada. Não acontece outra vez. Já sei o que se estraga com mais facilidade e se estiver em casa carrego tudo para dentro da estufa ou para casa. Enfim, vamos aprendendo...

Thursday, May 26, 2011



Ofereceram-me uma estaca desta Begónia no final do ano passado. Cresceu já imenso. Deve ter uns 50cm de altura. Cheia de grandes folhas pintalgadas. Começou já a dar as primeiras flores.

Wednesday, May 25, 2011

Hippeastrum



Este foi o único Hippeastrum cujas flores sobreviveram à queda de granizo. Como estava debaixo de uma árvore não apanhou com tanto gelo. É bonito e 'dobrado'.

Tenho pena que não apareçam mais variedades diferentes destas bulbosas cá pelos nossos centros de jardinagem.

Não sei se repararam nos meus links, mas adicionei recentemente o blog MEMENTO HIPPEASTRUM de alguém que tem uma bonita colecção destas e outras plantas.

Não sei o nome deste híbrido, se alguém souber, agradeço que me digam.

Sementes de Aquilegia




Como o ano passo tive aquele 'acidente' em que os meus cães comeram as sementes, este ano já mandei para alguns dos que tinham pedido. Ainda tenho algumas sementes. Se estiverem interessados basta que enviem um email para blog.greenman(arroba)gmail.com a solicitar.


Os que receberem as sementinhas esta semana podem semea-las logo ou esperar mais pelo outono. Não deixem passar muito tempo porque as sementes de Aquilegia quanto mais tempo ficarem por semear, menos nascem...


Depois gostava de saber se tiveram sucesso com as Aquilegias.

Hoya 'Bella'



A planta da Hoya 'Bella', a minha primeira experiência de plantação de uma estaca de hoya, amadureceu e está com muito boas florações.

Tuesday, May 24, 2011

Dendrobium keithii



Este Dendrobium, pelo contrário, foi comprado no mesmo passeio que o Epidendrum anterior, mas dá flores todos os anos e várias vezes ao ano. As flores são muito pequeninas mas muito curiosas, de cor verde amarelado. É uma planta epífita endémica da Tailândia. As suas folhas são bonitas, suculentas e achatadas. O meu está montado num pedaço de cortiça onde está agarrado com as suas raízes finas. Agora no Verão rego-o diariamente. Cresce como cabelo despenteado, uma ponta para cada lado, e vai dando keikis que vão enraizando agarrados aos pseudobolbos maiores. É uma planta interessante e uma boa escolha para quem não se importe da 'pequenês' das flores.

Monday, May 23, 2011

Epidendrum



Comprei este Epidendrum há uns quatro anos e nunca tinha dado flores. Até duvidava que fosse branco. Foi severamente atacado pela cochonilha lapa há dois anos e ficou bastante mal. Felizmente recuperou e este ano deu este pequeno bouquet.


Estes Epidendrum são originários da América do Sul e o seu cultivo é muito fácil. Desde que num lugar abrigado, podem ser cultivados no exterior no nosso país. Atingem muitas vezes alturas consideráveis se os deixarmos. Espero que esta planta agora desenvolva e dê mais flores.

Revista Jardins Nr. 105



Nesta revista, entre muitos outros artigos podem ler o meu artigo habitual sobre Orquídeas em que faço um resumo do 1º Simpósio de Orquídeas - Sapatinho, que assisti em Londres, no passado mês de Março e também um artigo sobre o meu jardim e as minhas jardinagens. As fotos que estão na revista foram tiradas antes da tempestade de granizo de 29 de Abril.

Thursday, May 19, 2011

Cirrhopetalum makoyanum





Tenho este Bulbophyllum há já dois ou três anos mas só este ano decidiu florir. Presenteou-me com duas bonitas hastes florais.

É uma orquídea pequena, originária das Filipinas, Malásia, Bornéu e Vietname. Cresce nas florestas temperadas e gosta de alguma humidade. A minha planta está num vaso mas também pode ser cultivada montada.

É muitas vezes chamada de 'Orquídea Meia-Flor' pelo seu aspecto que se assemelha com meia flor de Malmequer, no entanto, e no caso da haste que mostro na foto, cada suposta pétala do 'malmequer' é uma flor completa. Assim, tenho uma haste com seis flores muito bonitas e curiosas. Esta é uma boa planta para ter num orquidário de temperaturas intermédias e temperadas.

Tuesday, May 17, 2011

Hoya cummingiana



Esta é uma Hoya muito bonita. Já é a minha segunda planta que tenho destas. A primeira experimentei cultiva-la no exterior, no Inverno, e não sobreviveu. Esta está na loja, junto a uma janela bem iluminada e apanha sol durante duas ou três horas durante a manhã. É regada com frequência e esta foi a sua primeira floração. As flores são bonitas, perfumadas e parecem umas estrelas cadentes amarelo-torrado de centro vermelho escuro. A superfície cerosa e brilhante assemelha-as a rebuçados.

Esta planta é originária das Filipinas. As folhas novas nascem tingidas de vermelho. Quando vi isto acontecer coloquei a planta mais afastada da luz pois parecia que as folhas novas estavam queimadas. Depois li que isto acontece normalmente quando as plantas são cultivadas com uma boa luminosidade.

Monday, May 16, 2011

Dendrobium tenuissimum ou talvez não...




Esta é uma pequena orquídea australiana que me ofereceram há alguns anos, muito raquítica e seca, para recuperar. Está indentificada como Dendrobium tenuissimum mas ao pesquisar sobre ela no livro Dendrobium and its relatives, a flor é mais parecida com o Dendrobium pugioniformis. Entretanto descobri um hibrido de Dockrillia teretifolia ‘Aurea’ x pugioniformis muito parecido com esta flor. A folha desta orquídea é comprida, com cerca de 20 cm no máximo e redonda, com cerca de 4mm de diâmetro. O seu nome comum é 'Rattail Orchid' (Orquídea Cauda-de-ratazana). Cresce a grandes altitudes nas florestas tropicais australianas e é uma planta epífita encontrada frequentemente a crescer nos ramos mais altos das árvores. Gosta de humidade alta e foi á custa de boas regas que a minha planta enfesadita cresceu, engordou e agora deu a sua primeira flor.

Sunday, May 15, 2011

Salada de Flores, o livro





Estive na apresentação do livro SALADA DE FLORES, da autoria da Fernanda Botelho e com ilustrações de Sara Simões, na Feira do Livro de Lisboa, perante uma plateia muito curiosa e com direito a provar algumas flores bem como bolo de Alfarroba (que parecia chocolate). O livro foi editado pela Dinalivro e é um hino às plantas e à curiosidade das crianças. Um bom livro para aprender mais sobre plantas e um bom ponto de partida para bons projectos escolares.
Gosto muito de literatura infantil e gostei muito do livro. É muito educativo e interessante e com as ilustrações muito bonitas e atractivas da Sara Simões. Já conheço a Fernanda há alguns anos e tive também o prazer de conhecer a Sara. Fico feliz por elas e desejo-lhes as maiores felicidades para este seu projecto.


Para quem tem crianças (na faixa etária a partir do primeiro ciclo) este é um presente muito interessante que vai ensinar as crianças sobre as plantas e flores comestíveis e o prazer de estar numa horta ou jardim.

Saturday, May 14, 2011

Como vai o meu jardim

Duas semanas após a tempestade e depois de muita limpeza e muito trabalho em que aproveitei para fazer algumas modificações no jardim, parece que o poder regenerativo da natureza já se faz notar. Muitas plantas já começam a rebentar depois de terem sido completamente destruídas pelo gelo. Muita coisa já não vai florir mas vai tudo pelo bom caminho. As Sprekelia formossissima foram as primeiras a florir e este ano lembrei-me de fazer de insecto e polinizar as duas primeiras flores (neste momento tenho uma terceira a rebentar). É claro que assim que foram polinizadas secaram logo e vamos ver agora se consigo sementes. Vai ser uma experiência.


Os pequenos narcisos 'PIPIT' já tinham florido mas um bolbo atrasado resolveu agora dar o ar de sua graça. Como o jardim tem pouca cor agora, fiquei-lhe agradecido pelo esforço.

Wednesday, May 11, 2011

Hoya cummingiana



Esta é uma Hoya muito bonita. Já é a minha segunda planta que tenho destas. A primeira experimentei cultiva-la no exterior, no Inverno, e não sobreviveu. Esta está na loja, junto a uma janela bem iluminada e apanha sol durante duas ou três horas durante a manhã. É regada com frequência e esta foi a sua primeira floração. As flores são bonitas, perfumadas e parecem umas estrelas cadentes amarelo-torrado de centro vermelho escuro. A superfície cerosa e brilhante assemelha-as a rebuçados.


Esta planta é originária das Filipinas. As folhas novas nascem tingidas de vermelho. Quando vi isto acontecer coloquei a planta mais afastada da luz pois parecia que as folhas novas estavam queimadas. Depois li que isto acontece normalmente quando as plantas são cultivadas com uma boa luminosidade.

Flores na Estufa Fria

Hibiscus

Paphiopedilum



Setcreasea purpurea



Hibiscus



Epidendrum



Euphorbia milli

Tuesday, May 10, 2011

ESTUFA FRIA DE LISBOA



Aproveitando a reabertura da Estufa Fria depois de ter estado quase dois anos encerrada para obras, decidi ir visitar aquele que eu considero um dos melhores espaços verdes da cidade de Lisboa e um dos poucos que eu acho que não nos envergonham.
Os trabalhos de renovação não estão terminados mas já está, pelo menos para já, aberta ao público, talvez aproveitando uma maior afluência ao Parque Eduardo VII devido à Feira do Livro.
O espaço está bem arranjado e limpo. Nota-se um cuidado com as plantas. A Estufa Fria tem muito potencial para ser ainda um espaço melhor e com uma maior variedade botânica. Sei que há alguns projectos para um futuro próximo e espero que sejam realizados pois a cidade de Lisboa merece um espaço dedicado às plantas onde se possa admirar uma flora diversificada e diferente do que temos no nosso país.





Festa da Flor

Na passada Sexta-Feira á tarde dei um salto à FESTA DA FLOR DE LISBOA, na Tapada da Ajuda, organizada pela Universidade de Agronomia. Espero sinceramente que as coisas tenham corrido melhor no Sábado e no Domingo, porque na Sexta-Feira aquilo estava uma tristeza. O Edifício é fenomenal e adapta-se perfeitamente para um evento daquele género. Mas pouca coisa funcionou. A idéia não é original mas tem potêncial para ter sucesso. Fico admirado que pessoas que viajam e visitam eventos estrangeiros não tragam idéias e as adaptem à nossa realidade.




Dou os meus parabéns aos 'Viveiros das Naus' que tiveram trabalho na decoração do seu stand e que era o único que celebrava verdadeiramente a flor (o tema do evento). O muro de flores estava muito bonito. O stand deveria ter sido premiado.



Saturday, May 07, 2011

Alstroemerias Diana & Camilla




Foram compradas na Festa das Flores pelas suas bonitas cores e ricas florações. São plantas que gosto muito. Aquando a tempestade tinha já as vermelhas abertas e outras que iam florir pela primeira vez. As plantas não se perderam mas vai demorar até florirem de novo. Assim decidi comprar estas porque eram plantas vistosas e o preço razoável.


Quando cheguei a casa descobri que a estes cultivares, deram o nome de CAMILLA e DIANA. Que curioso, de tantas cores que havia, fui logo escolher as duas com os nomes das duas mulheres do Princípe Charles de Inglaterra.

Agora qual é que acham que é a DIANA e qual é a CAMILLA??



O nome ALSTROEMERIA foi dado a estas plantas em honra ao Barão sueco Claus von Alstromer, que colheu sementes destas plantas numa viagem a Espanha, em 1753.

Friday, May 06, 2011

Sprekelia formosissima


E uma semana após a tempestade, não sei estimulada pelo gelo ou porque tinha que ser, a Sprekelia formosissima (Flor-de-Lis) deu duas flores, sempre lindíssimas e com uma cor fantástica vermelho forte.
É assim, no meio do caos, a natureza renasce.
Ontem foi dia de limpeza e para o lixo foram dois sacos enormes cheios de folhas, galhos partidos e flores estragadas. No entanto o poder da vida vegetal é imenso e - quase - tudo parece regenerar-se!

Wednesday, May 04, 2011

Osteospermum copper




O jardim está com falta de cor. Como as flores e botões foram todos destruídos pelo granizo, vai demorar algum tempo até que o que sobreviveu volte a dar flores. Apesar de tudo o jardim recupera a olhos vistos. No ESPAÇO SUDOESTE encontrei estas Margaridas acobreadas, muito bonitas e coloridas e coloquei-as num local central e bem à vista para assim ter um pouco de cor e para ter para onde olhar e me esquecer do restante estado geral.

Aquilegia bertolonii



Esta foi outra das Aquilégias que trouxe de Wisley. Infelizmente não vou conseguir sementes porque a tempestade arrasou as flores. Pode ser que ainda dê outra flor ou então fica a planta mãe e para o próximo ano haverá mais...

Tuesday, May 03, 2011

Rosa Lilás

São muito bonitas estas rosas. A sua cor invulgar atraiu-me e já as tenho há três anos.