Wednesday, April 25, 2007

Procurar orquídeas

Alguém me perguntou «Como é que eu vejo as orquídeas portuguesas?».
Eu respondo que é difícil. É preciso procurar e saber o que se procura.
Por exemplo, no último passeio pela Serra de Santo António, o habitat com que me deparei foi este.


Vegetação rasteira e muitas pedras. No entanto não era árido pois via-se bastante humidade no muros de pedra que ladeavam os caminhos e os socalcos. É um local onde se encontram facilmente pastores com os seus rebanhos de ovelhas e cabras. Muitas das orquídeas mais acessíveis são pastadas pelo gado.

Depois o tamanho. A maior parte das orquídeas são mínimas. Muito pequeninas mesmo.



Estão a ver? Não parecem muito interessantes, pois não? Mas depois de tirada a foto e já em casa, no computador, reparamos em pormenores que lhe dão uma beleza extraordinária.



Deixo-vos mais um exemplo de uma das minhas favoritas, já em foto aumentada.



5 comments:

Cris said...

Olá Grenn, obrigada pelo link. Acabo de conhecer seu blog, gostei. Olha a coincidência, estava justamente pensando em fotografar uma exposição de orquídeas que está tendo aqui na cidade, se eu conseguir um tempo para ir lá. Se sim, vou postar no meu outro blog Trivialidades, rs rs é que eu sou ciumenta, no Praticando fotografia e jardinagem, só posto fotos do meu quintal :), apareça por lá.
Muito prazer, Cristina.

CrisB said...

Procurar orquideas... é um desafio encantador. Ao longe pensamos que não pode ser, não há lá nada, mas quando olhamos pertinho, pertinho, lá estão elas, na sua mais espledorosa exibição.
Perto de onde vivo, existem as O.Lutea e a O.Apifera. Tambem há mais algumas, mas não sei o nome.
Parabens por tão belo tema num dia tão especial.

Cris
bolbos-em-flor.blogspot.com

CrisB said...

Green Man

Não sei onde colocar a mensagem a agradecer o seu comentário, por isso escrevo-a aqui.

Senti-me "em casa" quando vi o Bolbos em Flor no seu blog.

Apesar de ser nova nestas andanças, estou com muito gosto a construir passo a passo o meu recem-nascido blog,pelo que onvido-o a visitar mais vezes o meu novo "diário" e assim poder admirar o resultado desses nomes, que realmente, tem toda a razão, são mesmo esquisitos.

Obrigada
Cris

Unknown said...

Viva,

as orquídeas espontâneas são também uma das razões para passeios na minha zona.

A lista das que observei este ano pode ser lida em

www.vivernocampo.blogspot.com

Unknown said...

Viva,