Friday, April 20, 2007

Camélias

Gosto de Camélias. Gosto das flores e das plantas de folhas verdes, grossas e brilhantes. É pena que as flores sofram bastante com a geada. É comum ver uma porção de flores caídas debaixo da Camélia no início da Primavera.
A minha mãe tem duas no jardim dela. Uma grande com cerca de 20 anos, dá uma flor rosa e singela e outra que resultou da plantalção de uma semente de outra Camélia, também cor-de-rosa mas de pétalas 'dobradas'.
Nos primeiros dias que fui para esta nova casa, comprei uma Cameleira. Ainda não postei fotos das flores porque só lhe vi uma única flor ainda na florista. Mudei-a para um vaso maior e, neste momento, cresce a olhos vistos. Está cheia de novos rebentos. A flor é branca debroada a rosa claro.
Ontem, por sugestão do blog QUINTA DO SARGAÇAL, fui ver a website da Sociedade Espanhola de la Camelia, mais uma associação no nosso país vizinho que não tem uma congénere cá, apesar de até termos boas representações de Camélias em Portugal.
No entanto, andei vendo as fotos e depararam-se-me estas duas belezas. Já viram a perfeição e a geometria destas flores? Lindas lindas lindas... Se eu as vejo num centro de jardinagem, acho que não lhes resisto.


A segunda está classificada no site como Camelia japonica 'Millarenga' .

No comments: