Friday, November 23, 2012

Cymbidium tracyanum


O interior do labelo está cheio de pilosidades, especialmente no calo.


Muito bonito este Cymbidium tracyanum que está agora florido e perfumado na minha sala, numa mesa ao lado da secretária onde estou a escrever. É um dos meus favoritos.

É uma espécie que cresce agarrada a troncos nas florestas a altitudes entre os 1200 e 1900 m da China, Tailândia e Myanmar. Gosta de friosinho e gosta de regas moderadas.

Esta minha planta é já adulta. Tem vários pseudobolbos e na próxima Primavera precisa de ser mudada de vaso. Mais espaço e substrato novo vão dar-lhe novas energias para voltar a florir de novo.


As flores têm em 10 e 15 cm


O botão quase, quase a abrir...

1 comment:

Américo M.S. Pereira said...

A par do C. erythraeum, é também um dos meus preferidos e com uma das características que eu aprecio muito nas orquídeas, o perfume.