Friday, September 14, 2012

Cymbidium Lilliput


É o primeiro Cymbidium da estação a florir por cá. Já tenho mais com hastes florais a rebentar. Este é especial porque foi muito difícil chegar até mim e ficou caríssimo. Mandei vir de Taiwan (juntamente com outros três) e paguei um balúrdio por causa do certificado de CITES e do documento da inspecção sanitária. Quando chegou a Portugal, recebi um aviso da alfandega para ir tratar da papelada para poder levantar as 4 plantas. Pensava eu ter tudo tratado. Não, agora tem que pedir - e pagar - novamente o certificado de CITES e pedir que o inspector sanitário inspeccione as plantas. Tudo isto demorou 18 dias. E as plantas em raiz nua na alfandega, sem me deixarem rega-las nem nada. Nem vos digo quanto paguei para ver estas plantas em minha casa. Mas aqui está. São resistentes. A primeira delas floriu. Tirei esta foto assim que abriu a primeira flor, é um Cymbidium Lilliput, um híbrido primário de Cymbidium ensifolium x Cymbidium lowianum. Vou aguardar que as duas hastes abram completamente e depois voltarei a postar aqui mais fotos.

4 comments:

Américo M.S. Pereira said...

Este é um problema na importação de plantas de outros continentes. Contudo, pela extrema beleza deste híbrido, valeu o esforço e mesmo um preço elevado.

Unknown said...

Quando vejo Cymbidium florido sempre questiono. Porque não consigo cultivar?

abraços

Marco said...

Muito bonito. Parabéns!

Abraço,
Marco Monteiro

Anabela Melo said...

Bom dia, é engraçado porque aconteceu-me exactamente o mesmo, mas com dendrobium. Os engenheiros que vistoriam são de uma exigência... É pena que seja só nestas coisas, parece que nos tentam dificultar a vida ao máximo.