Friday, May 04, 2012

Petúnias Góticas

Este ano voltei a comprar Petúnias escuras. Voltei a encontrar as raiadas de amarelo e, pela primeira vez, as completamente negras. Vou agora transplanta-las para uns vasos suspensos maiores. Só tenho pena de não conseguir mantê-las nos anos seguintes?? Alguém sabe como é que se faz? Por semente? Nunca vi sementes das Petúnias. Por estacas?? Quando é que se propagam?


Petunia Mystical Phantom


Petunia Black Velvet

5 comments:

João Inácio said...

Olá,

As petúnias se propagam por sementes (industrializadas) e por estacas (modo caseiro), de preferência em períodos amenos do ano. Como vcs estão na primavera aí em Portugal, não poderia haver melhor período.

Por experiência própria, a melhor técnica é tentar enraizá-las na água, como se faz com mudas de manjericão (basílico) ou mesmo os coléus.

Coloque as estacas, não muito grandes, em um copo de vidro transparente, preferencialmente. Faça uma pequena desfolha, principalmente próximo à base de corte e onde, pretende-se surjam as raízes. Coloque dentro de casa, numa janela que receba um pouco (apenas um pouco) o sol da manhã. Pingue algumas gotas ou mesmo uma colher das de chá de adubo foliar, 10-00-00 ou 10-10-10.

Quando estiverem com uma quantidade, digamos, razoável de raízes faça o transplante para pequenos vasos individuais, com terra fofa misturada a um pouco de areia grossa de construção e mais regas com adubo foliar. A rega é muito importante, nada de deixar a muda murchar por falta d'água, nem tampouco encharcá-la. Depois, ao surgir dos primeiros botões, faça o transplante para o local definitivo.

Ah, cuidado com o sol! Antes do transplante definitivo, coloque os vasinhos em local que recebam o sol da manhã (mas NÃO até o sol do meio-dia). Depois do transplante definitivo, como vc deve saber, elas aguentam sol pleno (mas a minha experiência diz que elas ficam mais viçosas recebendo apenas o sol da manhã)

AGORA, O PROBLEMA: (Hehehehe)
A quase totalidade das petúnias existentes no mercado mundial são resultado de hibridações. Deste modo, vc consiguirá belas mudas da sua petúnia negra ou raiada se fizer as mudas. No ano seguinte, talvez consiga fazer mudas dessas plantas, mas a quantidade de flores será menor a as cores irão "desbotar" digamos. Se vc fizer este processo ano a ano, sempre com as descendentes destas petúnias que vc comprou agora em 2012, chegará a um ponto que vc terá a petúnia selvagem, que não é tão compacta como as vendidas nos garden centers, terá poucas flores e UNICAMENTE na cor vinho ou rosa escuro, que é a única cor da petúnia na natureza. Portanto, fatalmente, se quiseres lindas petúnias, terá de comprá-las ao menos a cada dois ou três anos.
Também MUITO IMPORTANTE, corte sempre com uma tesoura as flores logo que murcharem, a partir do cálice. Isso estimulará uma floração mais abundante.

UMA DICA, que pode funcionar ou NÃO (acho que depende da sorte, não sei)para tentar manter A MESMA PLANTA por dois ou Três anos seguintes: quando sua petúnia já tiver dado muitas e muitas flores e começar a ficar feia, com algumas folhas a secar, FAÇA UMA PODA RADICAL, deixando o "tronco" principal (mais ou menos uns 10 cm) e uma desfolha grande (mas não total). TIVE sucesso com uma petúnia cor de vinho durante um ano inteiro e um fantástico sucesso de TRÊS ANOS com a mesma planta de uma petúnia de pequenas flores brancas com pintinhas roxas, muito parecida a uma calibrachoa (que, aliás é um tipo de petúnia). Este ano, no entanto, como tivemos um verão inclemente, ela não sobreviveu a uma quarta poda :(

Devo lembrar-lhe que esta técnica da poda talvez não funcione aí, já que Lisboa é uma cidade bem mais quente e seca do que aqui (Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul). Nosso verão é tórrido, mas dura apenas cerca de 3 meses e temos muito frio no Outono e inverno, que podem ser muito rigorosos aqui. E o RS é, quase sempre, um local muito úmido (Este ano, lamentavelmente, estamos vivendo uma estiagem severa).

Bem, espero ter ajudado com a reprodução das suas lindas petúnias.

Um abraço brasileiro!

José M. M. Santos said...

João Inácio, muito obrigado pela sua explicação. Vou com certeza tentar o que me disse e manter as minhas Petúnias de ano para ano.
Obrigado!!

sea-blue-sky & abstracts said...

The yellow streaked petunias are spectacular, hope that you're able to grow them again next year!

Sandra Rocha said...

Uauuuuuuu que belas, para aqui só se vêm sempre as mesmas.

A explicação do João é muito boa se este ano comprar sou capaz de experimentar a ver se tenho sorte :)

Anonymous said...

Estranho falar que fazendo estacas a petúnia vai mudar de cor. Quando vc faz propagação vegetativa, na verdade, você está clonando a planta, então não faz sentido falar que mudaria de cor, ano após ano. Se a propagação for por semente, daí faz sentido, porque na fecundação ocorre segregação e a cor pode mudar. Sou agrônoma e geneticista (melhorista de plantas.