Thursday, January 26, 2012

Parque Terra Nostra


Píscina férrea e casa do jardim

O Parque Terra Nostra, na Furnas, será talvez um dos mais bonitos jardins públicos portugueses que vi até hoje. Foi criado em 1780 por Thomas Hickling, Cônsul dos E.U.A. nos Açores e pertence hoje à família Bensaude, fazendo hoje parte do Hotel Terra Nostra. Talvez por ser particular, e não entregue ao estado, que se encontra tão bem cuidado. O Parque tem cerca de 12,5 hectares onde se pode encontrar uma piscina de água férrea e temperada e alguns lagos. 

Nesta época do ano o que mais se salientou foi a magnífica colecção de Camélias (mais de 600 variedades) que coloriam uma grande parte do jardim. Para quem quiser visitar este parque, pode ainda visitar a colecção de plantas endémicas dos Açores, o jardim dos fetos, a colecção de Vireyas (Rododendros) e de Azáleas, o jardim das Cycas, onde se pode admirar um exemplar de Pinheiro Wollemi e a alameda dos Ginkgos biloba, que nesta altura já estavam 'despidos'. Mas há muito mais para ver e admirar neste lindo jardim açoreano. De visita obrigatória.


Junto a um eucalipto monstruoso


Jardim dos Fetos


Bonitos exemplares na colecção de Bromélias


Vale das Cycas


Pinheiro Wollemi (Wollemia nobilis)


Alameda dos Ginkgo biloba

4 comments:

sea-blue-sky & abstracts said...

Beautiful garden - and plants. I'm really enjoying seeing these photos of the Azores.

Balellas said...

Lindo lugar!!!
Abraços
Lella

horticasa said...

Que lindos locais, os ananases também são uma beleza.
Também já plantei, em tempos, uma rama de ananás, que cresceu muito e durante vários anos, eu achava que ainda ia ter ananases... mas não.
eugénia

Américo M.S. Pereira said...

É realmente um parque e um jardim extraordinário. E no Verão, que maravilhosa colecção de nenúfares tem nos seus lagos. Agora devem estar "adormecidos".
Belíssimas fotos e que grande divulgação desta magnífica ilha. Parabéms.