Saturday, September 24, 2011

Outono




Já se sente no ar. Já se cheira nos campos, nas cidades e nos jardins. Chegou o Outono e eu saúdo a sua chegada. É a minha estação preferida apesar de ser trabalhosa no jardim pois há muito que fazer, muito que cortar, arrumar, bolbos para tirar dos vasos, orquídeas para fertilizar e outras para reenvasar. As folhas secam e caiem e há sempre limpezas a fazer, e muitas plantas têm que ser mudadas de local para sítios abrigados das chuvas. A rede de sombra foi retirada e guardada e os plásticos vão ser colocados no túnel dos Cymbidium. Muitas ervas daninhas estão cheias de sementes e devem ser arrancadas antes que as espalhem pela terra.

Mesmo com tanto trabalho, dou as Boas Vindas ao Outono e aos seus tons dourados, vermelhos e castanhos.

Na foto uma folha de Vinha Virgem do meu jardim.

6 comments:

horticasa said...

Olá José, você que percebe tanto de plantas e eu sei que deve passar aqui perto da minha avenida muitas vezes, (Columbano Bordalo Pinheiro, sete rios) há-de um dia destes parar e reparar nas tílias, eu acho que estão doentes, ou é uma praga, não sei mas que não são normais não são...
Largam uma nhanha que fica no chão e pinga visivelmente, andei a comparar com as do hospital, ex. e lá na minha terra, decididamente são diferentes destas.
Não sei onde me posso dirigir, mas algo tem que ser feito, algum dia acordamos e estão secas ou pior...
obrigada bj eugénia

Jaqueline - terapeuta floral said...

Outono? vc nao mora no Brasil?

José M. M. Santos said...

Eugénia, quando passar por aí dou uma vista de olhos nas árvores mas acho que só a junta de freguesia pode fazer alguma coisa.

Jaqueline, vejo que você tem lido com atenção o meu blog. lol

Penélope said...

Adoro plantas, jarins, flores.
Gosto da terra e o que ela generosamente nos dá de presente todos os dias.
Gostei de conhecer seu espaço e saber que posso aprender muito mais sobre o VERDE.
Abraços

Américo M.S. Pereira said...

O "bom" jardineiro não descansa.Em contrapartida, somos continuamente compensados por todas estas agradáveis sensações que a natureza nos proporciona e pelas quais nos deixamos intensamente envolver.

James said...

Olá José, eu adoro o Outono Também. É ua estação muito especial, sem duvida. Olha como fazemos então pra lhe dar as sementes? Combinamos um encontro? Abraço!