Cultivo-a na estufa e é muito fácil de manter. Tal como a Prostechea cochleata que não me canso de fotografar, esta vai ficar no podium das minhas favoritas!!
Wednesday, September 28, 2011
Prosthechea cochleata alba
Saturday, September 24, 2011
Outono
Já se sente no ar. Já se cheira nos campos, nas cidades e nos jardins. Chegou o Outono e eu saúdo a sua chegada. É a minha estação preferida apesar de ser trabalhosa no jardim pois há muito que fazer, muito que cortar, arrumar, bolbos para tirar dos vasos, orquídeas para fertilizar e outras para reenvasar. As folhas secam e caiem e há sempre limpezas a fazer, e muitas plantas têm que ser mudadas de local para sítios abrigados das chuvas. A rede de sombra foi retirada e guardada e os plásticos vão ser colocados no túnel dos Cymbidium. Muitas ervas daninhas estão cheias de sementes e devem ser arrancadas antes que as espalhem pela terra.
Mesmo com tanto trabalho, dou as Boas Vindas ao Outono e aos seus tons dourados, vermelhos e castanhos.
Na foto uma folha de Vinha Virgem do meu jardim.
Thursday, September 15, 2011
Revista JARDINS de Outubro
Já saiu a revista JARDINS de Outubro, neste número, podem ler dois artigos meus, o habitual sobre ORQUÍDEAS, desta vez sobre o género Sobralia e também um artigo sobre um passeio que fiz este Verão a visitar algumas árvores de Lisboa. Mas há muito mais, podem aprender mais sobre os usos medicinais da Dedaleira, sobre a CARAMBOLA, TRUFAS e a mais famosa planta carnívora, a DIONEA MUSCIPULA, mais conhecida como 'Armadilha de Vénus'. E tem muito mais... aproveite o bom tempo e leia no jardim!!
Wednesday, September 14, 2011
The Darling Dahlias and the Cucumber Tree
Entretanto terminei o livro 'The Darling Dahlias and the Cucumber Tree', de Susan Witting Albert que achei muito divertido, bem escrito e com uma história leve mas interessante:
As senhoras da pequena cidade de Darling têm um clube de jardinagem chamado 'As Dálias de Darling' em honra à falecida D. Dália, fundadora do clube e a quem deixou a sua casa e jardim em testamento.
Numa cidade pequena tudo se sabe e tudo se comenta, especialmente quando há pequenos mistérios e segredos ao virar de... cada esquina. Um fugitivo da prisão estatal, um fantasma que cava o jardim durante a noite, dinheiro que desaparece do único banco da cidade e, pior que tudo, uma morte que pode não ser o que se espera.
Com tanta coisa a passar-se na cidade, as 'Dálias' não podiam ficar sossegadas até resolverem todos os mistérios.
Passada nos anos 1930's no estado do Alabama, esta história está recheada de boas personagens, de diálogos muito cómicos e de situações divertidas. Está muito bem escrito, com uma boa pesquisa de época e é um prazer ler este livro. Pena ainda não haver a tradução para português.
Fiquei com curiosidade do que seria a 'Cucumber Tree' (Árvore dos Pepinos) e fui investigar no Google, onde descobri que é uma Magnólia (Magnolia acuminata) cujo fruto se assemelha com um pequeno pepino. Estas árvores são relativamente comuns em alguns estados dos E.U.A.
Monday, September 05, 2011
senecio cephalophorus
Uma bonita suculenta que dá umas flores que parecem pequenos cravos. Os meus em casa estão a florir e tenho um exemplar para venda na loja também todo florido.
Subscribe to:
Posts (Atom)