Friday, June 25, 2010

Hemerocallis vermelha




Fiquei muito desiludido com esta Hemerocallis. Foi plantado o ano passado e não deu flores. Esqueci-me dela mas este ano ela lá rompeu e começou a dar a haste floral. Tinha uns oito ou dez botões que abriram todos, em alturas diferentes. O que me desiludiu foi que as flores duram um dia abertas. Ao segundo dia já estão com ar murcho de despedida. Que pena!
São flores bonitas, estas vermelhas aveludadas, mas com tão pouco tempo abertas até podemos perder o seu auge... São todas assim?


I am very disappointed with this Hemerocallis. The bulb was planted last year and it never flowered. This year the plant, wich I had already forgotten about, came out again with 8-10 buds. My disapointment was to verify that the flowers only stay open for one day. By the second day they've already said goodbye. What a shame. They look lovelly in its velvety red petals but, like this, we can even loose its prime... Are they all like that?

5 comments:

Américo M.S. Pereira said...

Eu tenho meia dúzia de espécies de Hemerocallis e a duração da flor é extremamente curta em todas elas (um dia ou dois), embora vão dando flores sucessivas na mesma haste. Em todo o caso, compensam pela beleza.

James said...

hemero quer dizer dia em grego antigo...e pelo que fui ver entretanto estas flores só duram mesmo um dia abertas. Mas mesmo assim gostava de ter umas pra plantar em casa da minha mãe, não sei onde se pode arranjar?

greenman said...

Américo,
Sim, talvez quando a planta for maior ou se tiver um vaso cheio delas fique mais bonito, com várias flores a abrir ao mesmo tempo...

James,
Estas foram compradas cá em Portugal. Fica atento nos Centros de jardinagem na secção dos bolbos. Por vezes, entre Tulipas e Jacintos, aparece uma ou outra destas!
Nunca mais me vou esquecer do nome. :-)


Esta está no mesmo vaso com as Eucomis. No final do ano vou tirar os bolbos e vai ganhar um vaso só para as hemerocallis.

Jordan Jackson said...

As flores de Hemerocallis aberta por apenas um dia. É por isso que as flores são chamados de lírios de dia (daylilies) em Inglês. Eles são mais belas quando abrir muitas no mesmo dia.

greenman said...

Hi Jordan,
Thanks for your help!
'Lírios do Dia' is a nice name. I'm going to get some more. Like that I'll not be sorry about them, just opening for one day...

I'm always confusing HEMEROCALLIS, HYMENOCALLIS and LILLIUM, understanding the name is a good way to never forget it. It works for me. Thanks Jordan and James!