Monday, May 22, 2006

Um bem precioso...

O clima está a mudar. Não há grandes dúvidas a esse respeito. Temos cada vez mais sol e menos chuva. Pelo menos cá no nosso país. Um jardim à beira-mar plantado já não será uma boa definição para Portugal. Jardins? Que jardins? A seca aumenta e todos os anos, ou pela seca ou por causa dos incêndios, a cor verde está rapidamente a desaparecer do nosso país.
Entretanto, por cá, pouco se houve falar disto. Eu ouço falar bastante em poupar água em Inglaterra, por exemplo, mas cá está tudo muito cool.
Há dias estava a ler uma revista inglesa sobre porquinhos-da-índia e um criador dizia que, devido à contenções nas regas a partir do mês de Abril, este verão não ia haver muita erva fresca para dar aos porquinhos. Não dizia mal, era mesmo assim. Teria que comprar feno.
No blog do Sargaçal, hoje era mencionada a construção, pelo mayor de londres, de um jardim com plantas mais resistentes às secas. O projecto, apresentado no Hampton Court Palace Flower Show, pretende mostrar que se pode ter um jardim e poupar água. Desde um hotel de insectos a um telhado vivo, e uma mostra de várias espécies de plantas e vegetais resistentes à seca, tudo isto pode ser visto neste jardim que se espera não ser o jardim do futuro.
Entretanto em Portugal, regam-se pavimentos (zona do Colombo), alagam-se relvados (zona da Expo), deixam-se canos partidos a correr água durante dias a fio apesar dos telefonemas para a EPAL. Enfim... poupar pra quê???...

No comments: