Thursday, July 28, 2016

Duas Phalaenopsis


É verdade que não tenho muitas Phalaenopsis, gosto de as admirar mas não é o meu género favorito. As que tenho são, ou espécies ou híbridos primários ou com características que as distinguem dos híbridos mais comuns e comerciais. Não tenho nada contra, mas as Phalaenopsis ocupam algum espaço, só tenho mesmo as que considero mais interessantes!

A primeira, aqui representada em quatro fotos é o híbrido Phalaenopsis Sweet Memory 'Liodoro'. Gosto muito das suas cores e do facto de ser agradavelmente perfumada. Este ano esmerou-se com 6 flores ao mesmo tempo. Já a tenho há alguns anos e o record eram 3 flores abertas em simultâneo, por isso este ano portou-se muito bem. 

Esta tem o inconveniente de ser já uma planta muito grande e este híbrido tem sempre as folhas todas viradas para um lado e pendentes, o que faz muitas vezes o vaso tombar. Assim coloquei-a num suporte de ferro de onde não cai. A folha maior não está muito bonita porque foi mordiscada pela minha gata. Está todo o ano em casa junto a um metro de distância de uma janela.


Phalaenopsis Sweet Memory 'Liodoro'
Phalaenopsis Deventeriana (amabilis x amboinensis) x Phalaenopsis violacea




Esta Phalaenopsis é uma espécie e é lindíssima. Tenho-a já há muitos anos. Gosto muito das flores com cores fortes. Todos os anos dá flores. É a Phalaenopsis mariae.
Cultivo-a num vaso transparente, como todas as Phalaenopsis e fica todo o ano na estufa quente.


Tuesday, July 19, 2016

Sobralia Mirabilis


Depois das S. macrantha, a Sobralia Mirabilis abriu hoje a primeira flor... Com cores mais suaves e com metade do tamanho da macrantha, mas igualmente bonita!
Cultivadas todo o ano no exterior apanhando sol e chuva, daí a cor clara das folhas. 
Em principio será reenvasada após a floração porque já está num vaso cheio de raízes.


Monday, July 18, 2016

Zygopetalum Rhein Blue Angel


Uma bela floração deste Zygopetalum. Quatro hastes florais bem perfumadas. Cultivado no exterior o ano todo.



Monday, July 11, 2016

Prosthechea trulla

A florir neste momento na minha estufa quente!! Muito bonita e muito elegante!




Tuesday, July 05, 2016

Bulbophyllum de Junho

Um dos meus géneros favoritos dentro da família das Orchidaceae, pela diferença e pelo exotismo das suas flores, é o género Bulbophyllum. No passado mês de Junho, tive algumas florações de espécies deste género. Como podem ver, uma grande variedade. Quem diria que estas flores, tão diferentes pertencem ao mesmo género?

Os meus Bulbophyllum são cultivados na estufa quente e húmida. Alguns estão montados em cortiça e outros em vasos ou taças com uma mistura de casca de pinheiro, fibra de coco e musgo de esfagno.


Bulbophyllum arfakianum alba




Bulbophyllum careyanum





Bulbophyllum loherianum



Bulbophyllum nymphopolitanum 


Friday, July 01, 2016

Revista Jardins de Julho e Agosto 2016



Neste número de Verão (Julho e Agosto) da revista JARDINS, volto a escrever sobre duas orquídeas, uma Coelogyne e um Cymbidium, que foram premiadas na Exposição de Orquídeas do Clube dos Orquidófilos de Portugal. Mas nesta revista, toda virada para o Verão, pode ler ainda bons artigos sobre Plantas e tarefas nesta estação no jardim, a Laura Trigo escreve sobre Astilbes e o Tiago Veloso sobre Sardinheiras (Pelargonium). A Teresa Chambel escreve sobre Giverny, o jardim de Claude Monet e o Francisco Sá da Bandeira sobre o Ylang-ylang. A Vera Ramos escreve sobre os trabalhos na sua horta e o João Franco sobre a Anona. Bebidas saudáveis no Verão são as propostas da Fernanda Botelho e o Jose Arantes ensina-nos a combater o oídio e o míldio com fungicidas orgânicos e escreve também sbre as malaguetas e pimentão. O Pedro Rau escreve sobre a "Couve Rabano", o José Pedro Fernandes sobre Enxertias de Verão e,o Prof. Raimundo Quintal sobre a àrvore -da-orelha-de-elefante. Decorações, culinária e arranjos florais fazem também parte deste novo número.