Thursday, August 30, 2012
Love Your Garden
Tenho andado a assistir a esta série (está toda no You Tube). Muito bom. Jardins maravilhosos e muitas ideias que se podem por em prática nos nossos jardins.
Tuesday, August 28, 2012
Eucomis bicolor
Monday, August 27, 2012
Euphorbia suzannae mariannae
Em flor pela primeira vez esta Euphorbia é muito bonita. O caule é branco prateado e rugoso. É originária de Madagáscar. Comprei-a o ano passado em Paris.
Saturday, August 25, 2012
Stanhopea tigrina var. nigroviolacea
Originária das costas montanhosas das montanhas do México, esta orquídea cresce a altitudes de 1500 - 2000 m gostando de temperaturas amenas ou frescas, o que me leva a cultiva-la durante todo o ano no exterior. Está num cesto desde que a comprei em Novembro de 2007 e é regada e fertilizada frequentemente. No inverno apanha chuva e frio sem grandes problemas. Esta é a primeira floração. São cerca de 20 hastes florais. Eu acho que ela já devia ter florido há mais tempo mas ficou muito mal tratada na tempestade de granizo do ano passado. Entretanto recuperou, duplicou o número de pseudobolbos e aí está com uma floração espectacular.
Temas:
Flores,
O meu Jardim,
Orquídeas,
Stanhopea
Thursday, August 23, 2012
Revista JARDINS de Setembro
Já nas bancas a nova revista portuguesa sobre Jardins!
Nesta revista podem ler a minha entrevista ao madeirense Michael Benedito, o primeiro português a trabalhar nos Reais Jardins de Kew, em Londres e ainda o meu artigo sobre Orquídeas, desta vez sobre Catasetum e Cycnoches. Mas pode ainda ler sobre como planear um jardim tendo em conta a poupança de recursos devido à crise, as diferenças entre a relva natural ou artificial nos jardins, sobre o Sobreiro, a árvore nacional de Portugal, podem conhecer o Hortus Botanicus de Leiden, um jardim holandês cheio de história, saber mais sobre a Parra Virgem, sobre como fazer um Bonsai, sobre regas, sobre jardins de sombra, sobre o Lúpulo e os seus benefícios para a saúde, sobre o cultivo de Macadâmia no Pomar e da Beterraba de mesa. Entre muitos outros assuntos, pode ainda conhecer ou aprender mais sobre o Palácio do Marquês de Pombal.
Serão motivos suficientes para ler a revista JARDINS?
Tuesday, August 21, 2012
Hoya carnosa 'Krinkle Kurl'
Numa altura em que decidi que não ia comprar mais Hoyas porque não tenho o espaço nem condições adequadas para as manter, tenho alguns exemplares a florir. Esta floriu pela primeira vez. Não tem as flores muito diferentes das outras 'Carnosas', mas as folhas da planta são muito originais pois são todas enroladas.
Monday, August 20, 2012
Flores na Quinta do Velho em Agosto
Dahlia 'Duet'
Dahlia 'Jean Marie'
Tricyrtis 'Hiki Yuri'
Há quase um mês que não ia à casa de Milfontes e quando cheguei encontrei o jardim neste estado. Um matagal de ervas altas que escondiam as plantas e as flores. Um 'mar' de ervas daninhas que adorou a rega automática e cresceu muito mais depressa do que as plantas que plantei. Mas estava tudo verde bonito. Mais vale assim do que seco por falta de água. Depois das ervas apanhadas, infelizmente só houve tempo para o lado esquerdo, descobriram-se as novas Dálias que embora plantadas tardiamente, tinham flores enormes e muito bonitas. Também a Tricyrtis estava em flor. É ligeiramente mais azulada do que a que tenho cá em Lisboa.
Quem tem um jardim tem sempre que fazer, mas o resto do trabalho teve que ficar para Setembro.
Meiracyllium wendlandii
Uma micro-orquídea epífita originária do México e Guatemala. Planta epífita que cresce nos troncos cobertos de musgo. A minha, oferecida por uma amiga há uns anos, está na estufa quente num pequeno rectângulo de aglomerado de cortiça. Esta é a primeira floração.
Saturday, August 18, 2012
Clivia variegata
Há muito tempo que eu ando atrás de uma Clivia miniata de folha variegata. Como são muito caras, os centros de jardinagem nem as encomendam. Vi uma planta lindíssima no Lecoufle e vi várias num jardim nos Açores. Esta é a segunda tentativa de obter destas plantas a partir de sementes. Parece que, desta vez, com sucesso.
Friday, August 17, 2012
Cattleya bicolor
É uma das poucas Cattleyas que tenho e estava esquecida ao fundo da estufa. Mas por vezes as orquídeas querem que nos esqueçamos delas e depois surpreende-nos como que a dizer ' Estou aqui!'.
Assim foi com esta floração, de três plantas, esta foi a que não foi mudada de vaso e, até agora, foi a única que floriu este ano! Por vezes as plantas que são reenvasadas saltam um ano na floração. Se tiverem várias plantas da mesma família não as reenvasem todas ao mesmo tempo ou podem ficar um ano sem flores.
Tuesday, August 14, 2012
Tricyrtis formosana
Com as folhas debruadas a creme, pode ser a 'Gilt Edge' ou a 'Samurai'. Esta pequena planta rizomatosa faz um arbusto muito bonito com as suas flores diferentes e extremamente belas. Segundo ano de floração. Comprei uma variedade diferente mas ainda não floriu e foi plantada no jardim em Milfontes. Depois coloco aqui fotos.
Sunday, August 12, 2012
Thursday, August 09, 2012
Repetições pontuais
Algumas orquídeas que floriram o verão passado e que, este ano, pontualmente, cá estão novamente com as suas bonitas florações.
Bulbophyllum 'Valley Isle Queen'
Malaxis calophylla
Polystachya galeata
Monday, August 06, 2012
Dendrobium densiflorum
Novamente com duas belíssimas hastes florais, este Dendrobium é uma maravilha!!
(Em baixo, fotos do desenvolvimento das flores)
Sunday, August 05, 2012
Bishop of Llandaff - A Dália
Em flor, a minha Dália favorita. Para além das flores vermelho vivo com o botão coroado de amarelo, as folhas e caule são negros, púrpura escuro. Muito bonitas!
Se quiserem saber mais sobre esta Dália, leiam aqui.
Saturday, August 04, 2012
Phragmipedium
Este híbrido de Phragmipedium foi comprado com flor em 2008 e nunca mais floriu. Estava a ser cultivado como um Paphiopedilum e não era suficiente. Desde o ano passado mudei a forma de cultivo e aqui está o resultado. Uma bonita flor.
Wednesday, August 01, 2012
Barbosella cogniauxiana
Esta micro-orquídea deu 7 flores em 2010 e de seguida quase que a perdi. Estava contente com o seu crescimento mas alguma coisa a fez perder muitas folhas ficando novamente só meia-dúzia. Entretanto mudei-a de localização na estufa mas o crescimento tem sido lento. Este ano deu uma única flor para eu não me esquecer dela!!
Esta espécie é originária do Brasil e cresce de forma epífita nas florestas húmidas da zona de S. Paulo. As folhas não excedem 1 cm de comprimento e as flores atingem 2 cm, uma por haste floral projectando-se para a frente das folhas.
A minha planta está montada num pedação de cortiça.
Subscribe to:
Posts (Atom)