Acabei de regressar de Amsterdão. A Holanda é o país das flores e um dos símbolos nacionais é a Tulipa. É verdade que o mercado das flores está muito desenvolvido.
Não sei até que ponto Amsterdão pode ser uma amostra do país, mas como foi só o que visitei, só me posso pronunciar pelo que vi.
Estava à espera de mais jardins. Inglaterra tem muitos mais jardins. França tem muitos mais jardins. Qualquer cidade inglesa ou francesa está, na Primavera, enfeitada de flores com os seus cestos pendentes e canteiros floridos, em Amsterdão, praticamente nada. Não vi uma tulipa plantada num canteiro.
É verdade que as pessoas adoram flores, vi muita gente com ramos de flores de um lado para o outro. Os arranjos que fazem são verdadeiras obras de arte. No entanto é uma contradição não haver um jardim botânico, não haver mais flores pela cidade. Talvez em amsterdão, as atracções sejam outras.
Amsterdão tem um parque que se pode comparar, não em tamanho mas em função, com o Central Park em Nova Iorque ou o Hyde Park em Londres. É o ponto verde da cidade para onde toda a gente vai correr ou andar de bicicleta.
Uma das verdadeiras atracções turísticas e um ponto de vista obrigatória para quem gosta de plantas é o Mercado das Flores. É muito bonito, colorido e onde se podem encontrar flores e plantas muito diversificadas a preços muito em conta.
Desde plantas carnivoras, orquídeas, bonsais, tropicais, etc, até bolbos variados e tulipas, aí sim, muitas tulipas e bolbos de tulipas de todas as cores e feitios.