SOBRE MIM




José Manuel Mendes dos Santos nasceu a 6 de Setembro de 1969. É natural de Vila Nova de Milfontes. Desde sempre nutre uma paixão pela natureza, animais e plantas. Em pequenino, e influenciado por vários familiares, descobre o prazer de jardinar, plantar e ser recompensado com bonitas florações de todos os tipos.

Tem várias paixões botânicas mas as orquídeas exercem um fascínio especial e inexplicável. Cultiva-as como hobby desde os 15 anos e vem acumulando uma pequena coleção numa pequena estufa superlotada e num terraço em Lisboa, que mais parece uma floresta tropical.

Os seus conhecimentos obteve-os com muitos professores ao longo da sua vida: livros, orquidófilos, amantes de orquídeas, cultivadores, os alunos dos seus cursos, com todos aprendeu alguma coisa, muitas coisas úteis com uns e com outros aprendeu como não se deve fazer. 

Em 2007, com um grupo de participantes de um fórum português sobre orquídeas, é um dos sócios fundadores da Associação Portuguesa de Orquidofilia. 

Em 2008 é desafiado pela empresa Luso-bonsai e inicia os cursos de orquídeas, fazendo cursos por todo o país: Jardim Botânico da Ajuda (Lisboa), Luso-bonsai (Pegões), Espaço Sudoeste (Vila Nova de Milfontes), Centro de Educação Ambiental de Águas do Douro e Paiva, Zooexótico (Benfica), Horto do Campo Grande (Lisboa), Orquiflor (S. Miguel, Açores) e Wingarden (Lagoa). 

Em 2009, numa edição da Luso-bonsai, escreve o pequeno manual 'Cuidados e Conselhos para as suas Orquídeas' e publica artigos em jornais e revistas como a ‘Mundo das Plantas e Jardinagem’ e a ‘Jardins’ onde escreve há cinco anos sobre orquídeas e outras plantas. Em Dezembro passado foi o editor convidado dessa publicação, com o tema ‘Plantas Exóticas’. Foi durante cinco anos o editor da revista ‘Lusorquídeas’, editada pela Associação Portuguesa de Orquidofilia. 

É membro de várias associações orquidófilas internacionais e assistiu a várias exposições, palestras e workshops no estrangeiro (Kew Gardens, London Orchid Show, Chelsea Flower Show, OrquiMadrid, Congresso Europeu de Orquídeas em Budapeste, Burnham Nurseries, entre outras). 

Organiza as viagens temáticas GREENTRIPS em que viaja pelo estrangeiro com um grupo de amantes de plantas e especialmente de orquídeas. 

Participou nas duas séries do programa de televisão de jardinagem ‘A Verde e a Cores’, na RTP. 



É o autor do recentemente publicado livro 'A Paixão pelas Orquídeas' (2 edições) e participa em vários encontros e eventos com palestras e workshops sobre orquídeas. 

Neste momento trabalha na empresa Jardins Sintra sendo responsável pelo orquidário e onde faz encontros mensais gratuitos sobre o cultivo de orquídeas.

Em 2014 fundou o CLUBE DOS ORQUIDÓFILOS DE PORTUGAL, uma associação sem fins lucrativos que visa na promoção do cultivo das Orquídeas. Clique AQUI para ir ao site do clube.

2 comments:

Paulo Martins said...

Boa tarde. Hoje vi a sua ida à sic. Também sou um apaixonado por orquideas, mas o facto é que todas aquelas que compro, morrem todas, o que me deixa extremamente triste...

Unknown said...

Muito boa tarde. Sou uma aprendiz no tratamento de orquídeas mas uma eterna amante pela sua beleza. Sabe - me dizer se na venda deste fim de semana vão haver aquelas orquídeas pequenas que nascem ou ficam situadas num pequeno tronco?
obrigado