Thursday, January 28, 2016

Revista Jardins de Fevereiro

 

Neste primeiro número de 2016, escrevo sobre Phalaenopsis, as orquídeas mais cultivadas em todo o mundo. Como suscitam muitas dúvidas, respondo às "10 PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE PHALAENOPSIS". Espero que gostem!! Entretanto são muitos e variados os temas neste número: a Teresa Chambel sugere 7 bolbos para plantar já, a Elsa Severino escreve sobre o Hotel Intercontinental Estoril, a Filipa Almeida diz-nos quais as plantas auxiliares que combatem pragas e a Ana Luísa Soares escreve sobre as plantas que mantém os jardins coloridos no inverno. O Tiago Veloso apresenta-nos a Bergénia e a Vera Nobre da Costa mostra-nos a beleza dos jardins japoneses no outono. O João Franco escreve sobre Romãs e a Fernanda Botelho sobre plantas que ajudam a purificar o nosso corpo, são as Plantas detox. O Pedro Rau Rau apresenta-nos a Couve romanesca e o José Arantes também escreve sobre couves. O José Pedro Fernandes escreve sobre a "Arte da Topiária", a Marta Monteiro aconselha-nos a cultivar plantas aromáticas para fazer tisanas e o Raimundo Quintal escreve sobre a "Árvore das Salsichas". E pode ler também sobre o calendário lunar, receitas de culinária, arranjos florais e tantos outros assuntos. A revista Jardins é uma boa companhia para os dias de chuva!!

Tuesday, January 26, 2016

Phalaenopsis lobbii


Apesar de ser muito pequenina, é sempre uma alegria ver estas pequenas jóias em flor. Esta é cultivada na estufa aquecida, num local de luz filtrada.
Este ano tem duas flores!



Sunday, January 24, 2016

Paphiopedilum Maudiae (vinicolor)


Gosto bastante deste meu Paphiopedilum que está a florir neste momento. As suas cores são bastante escuras e as verrugas peludas nas pétalas são muito engraçadas. Este foi comprado cá em Portugal, em 2013 e cá está ele a florir de novo!

É cultivado num pequeno vaso de plástico com fibra de coco e casca de pinheiro. É regado com regularidade, convém não o deixar secar completamente, e está no exterior todo o ano, no jardim, mas protegido da chuva.

Thursday, January 21, 2016

Workshop de Orquídeas nos Jardins Sintra



As Phalaenopsis são as orquídeas mais cultivadas em todo o mundo mas ainda há muita gente que não as consegue manter e florir com qualidade. Quais são os seus segredos?

Se pensa que as Phalaenopsis são somente os híbridos que encontra normalmente à venda... este workshop vai abrir-lhe os seus horizontes do que diz respeito a estas orquídeas. Existe um grande número de espécies botânicas e híbridos primários mais diferentes e exóticos e de rara beleza. E pode cultiva-los em sua casa.

Conheça também as Doritis, umas parentes próximas das Phalaenopsis e os seus bonitos híbridos. Tudo isto no próximo Sábado, no Workshop de Orquídeas que vou dar nos Jardins Sintra.

Saturday, January 16, 2016

Phragmipedium hibrido


Um bonito sapatinho sul-americano! Este híbrido de Phragmipedium não está identificado. Será com certeza um híbrido com o Phrag. bessae.
São um pouco mais difíceis de florir do que os Paphiopedilum, este é cultivado na estufa aquecida em ambiente tropical húmido.



Friday, January 15, 2016

Bulbophyllum Louis Sander


Um belo Bulbophyllum com uma grande presença. É um híbrido primário, resultante do cruzamento entre o Bulbophyllum longissimum com o Bulbophylçlum ornatissimum.
Está a ser cultivado na minha estufa aquecida pois gosta de quentinho e de muita humidade.
Esta é a primeira haste floral mas ainda tem outra em desenvolvimento.



Sunday, January 10, 2016

Cymbidium Eastern Message 'Yamatonadeshiko'


Já um clássico cá em casa a florir no início do ano. Comprado em 2013. Bonitas flores, um tanto frágeis, de um rosa muito claro e levemente riscados!
Cultivado todo o ano no exterior em vaso de barro alto com casca de pinheiro e substrato para orquídeas. 
Este ano com 2 hastes florais!




Saturday, January 09, 2016

O meu Curso de Orquídeas no Museu do Oriente

(Clique na foto para aumentar)

No próximo dia 30 de Janeiro irei dar um Curso de Orquídeas no MUSEU DO ORIENTE em que serão apresentados vários temas que acredito terem bastante interesse para todos os amantes destas maravilhosas plantas.

Para ver todo o programa e outras informações sobre o curso, clique AQUI.

Saturday, January 02, 2016

O meu Jardim 2 de Janeiro 2016


Foto tirada hoje da porta do meu quarto para o terraço. Está tudo muito verde. A folhagem densa dos Cymbidium deixa tudo verde e bonito. Os Cymbidium vão espreitando por entre o verde assim como os Zygopetalum no canto inferior direito da foto. Por baixo do Cymbidium verde e amarelo as pequenas laranjas Kumquat estão a ficar cada vez mais douradas. A meio o Cymbidium Eastern Message 'Yamatonadeshiko' acabou de abrir as primeiras flores. Este é o terceiro ano que floresce em minha casa. Os meus Leucojum também já estão em flor no vaso das Strelitzia que já estão a terminar as florações. Ao fundo um Cymbidium acobreado abriu a primeira flor. Tem ao todo três hastes florais.
Há muito que fazer. Sempre coisas a limpar mas o tempo tem sido pouco. Espero que este mês consiga vir um pouco para o jardim e prepara-lo para a Primavera!


Zygopetalum

Cymbidium 

Cymbidium Eastern Message 'Yamatonadeshiko'

Kumquat

Leucojum

Cymbidium

Friday, January 01, 2016

Cymbidium Mighty Mouse


E começo este ano com tons dourados. Este Cymbidium Mighty Mouse é um híbrido de 1982 que resultou do cruzamento dos Cymbidium Pajaro x Cymbidium Redwood.
A flor é grande e com sépalas e pétalas douradas sendo o labelo branco com a borda inferior vermelho escuro.
Está todo o ano no meu jardim, no exterior.