Wednesday, July 29, 2015

Os meus Eucomis

Há anos que tenho a florir, todos os anos, o Eucomis bicolor, um bolbo que me deram há muito. Este ano o Eucomis bicolor ainda não deu o ar de sua graça. Vamos aguardar...
Entretanto no ano passado plantei mais alguns diferentes mas só deram folhas. E agora finalmente floriram. São flores muito bonitas e elegantes.

Eucomis autumnalis




Eucomis montana




Tuesday, July 28, 2015

GREENTRIP TAILÂNDIA - CAMBODJA - SINGAPURA




Estão abertas inscrições para a GREENTRIP TAILÂNDIA - CAMBODJA E SINGAPURA que irei fazer em Fevereiro de 2016. Outra viagem grande e cheia de maravilhas botânicas por países longínquos e de grande riqueza cultural.
Na Tailândia visitaremos templos, cidades imperiais, jardins e quintas de Orquídeas.
No Cambodja temos o fabuloso templo de Angkor Wat e em Singapura, o Jardim Botânico, o Jardim das Orquídeas e o Gardens By The Bay.
Estes são alguns dos pontos altos da nossa viagem, mas haverá, com certeza, muito mais.

Clique nos links se...


Monday, July 20, 2015

Suculentas em Flor

Algumas das minhas suculentas a florir neste momento.


Sempervivum sp.


Duvalia parviflora



Huernia hystrix



Larryleachia cactiformis


Thursday, July 16, 2015

Sobralia

Este foi o meu melhor ano de florações de Sobralia. Muitas flores, bonitas, grandes, com boas formas e neste momento tenho a Sobralia Mirabilis (a mais clara) e a Sobralia macrantha (rosa mais escuro) a florir em simultâneo. 






Monday, July 13, 2015

Hampton Court Palace Flower Show - Cactos e Suculentas

Magníficos exemplares de Cactos e Suculentas em exposição. Alguns pela raridade outros por serem plantas maduras e com tamanhos raramente vistos. Muito bonitos e uma bela apresentação!













Saturday, July 11, 2015

Hampton Court Palace Flower Show - Dálias

As Dálias estavam muito bem representadas no festival das flores do Hampton Court Palace, em Londres. Uma magnifica variedade onde se podiam admirar os vários tipos de Dálias e muitas cores mais raras. Lindas!

Fico admirado como estas plantas são pouco utilizadas nos jardins em Portugal. São fáceis e os resultados são magníficos!!
















Friday, July 10, 2015

Revista Jardins de Julho e Agosto de 2015


Esta revista que está neste momento à venda é a revista de Julho e Agosto. Assim, este é o número para o seu Verão onde se podem ler vários artigos virados para esta estação onde a jardinagem poderá ficar mais num segundo plano... ou talvez não!
O meu artigo sobre orquídeas é sobre uma orquídea muito bonita e especial por ter a sua história ligada a Charles Darwin, o Angraecum sesquipedale.
Nesta estação onde desfrutamos os resultados de  todas as preparações que foram feitas e quando colhemos os frutos do que colocámos no jardim.
A Laura Amial Trigo escreve sobre Hostas, a Filipa Mateus de Almeida escreve sobre como preparar e manter as suas plantas durante as suas férias e o Tiago Veloso mostra-nos alguns bonitos terraços de Lisboa. O Bruno Aguiar aconselha-nos plantas ideais para lugares mais secos e com mais sol e o Nuno Lecoq e a Ana Luísa Soares apresentam 7 arbustos floridos no Verão. o Prof. Raimundo Quintal apresenta-nos bonitos jardins e paisagens açoreanas de visita obrigatória e o José Pedro Fernandes escreve sobre flores comestíveis e sobre o calendário lunar para Julho e Agosto. O Pedro Rau explica-nos a cultura da Pastinaca, o João Franco escreve sobre as Figueiras e a Fernanda Botelho escreve sobre o cultivo de uma farmácia de verão no seu jardim. A Teresa Chambel revela-noa 10 plantas para perfumar o nosso verão e 10 sugestões para ter janelas floridas nesta altura. E muito mais nesta revista celebra o calor e as cores de Verão: Jardinar com as crianças, receitas deliciosas e as colheitas de Verão são outras sugestões de leitura nesta revista.
Boas leituras e até Setembro!!

Hampton Court Palace Flower Show - Fuchsias

No Hampton Court Palace Flower Show estavam três produtores de Fuchsia representados. A exposição não era a melhor. Todos optaram por colocar as diversas variedades ao monte que ficava bonito no geral mas era difícil de observar as diferentes variedades.

Cá pelo meu jardim estou triste com as Fuchsia pois tenho uma doença que as está a atacar e acho que vou ter que as destruir todas e recomeçar de novo mais tarde. Uma pena!!

Clique nas fotos para aumentar.