Tuesday, May 26, 2015

Desafio do Cantinho das Aromáticas




No passado mês de Abril saiu um artigo sobre o CANTINHO DAS AROMÁTICAS na revista que é distribuída nos aviões da TAP. O Luís Alves desafiou todos os que viajassem na TAP nesse mês para tirarem uma foto mostrando o artigo a bordo de um avião TAP, e assim tirei estas duas fotos quando fui a Londres assistir ao Congresso Europeu de Orquídeas. 

Na volta do correio tinha um simpático pacote com alguns exemplos da vasta gama de produtos do CANTINHO DAS AROMÁTICAS! Aqui ficam mais fotos, no meu jardim, logo ao acordar, com uma infusão a sério, para começar bem o dia!

Muito obrigado Luís Alves e o seu CANTINHO DAS AROMÁTICAS!!









Monday, May 11, 2015

The Gardener's Garden


Já vi este livro referenciado em duas outras publicações portuguesas e, pelo que foi escrito, tenho as minhas dúvidas sobre se teriam sequer passado os olhos sobre a obra.
É um livro sobre jardins, um guia sobre jardins de todo o mundo, mas não quer premiar ou escolher os melhores jardins de cada continente ou país. Este livro é sobre jardins de autor, jardins que são famosos e merecedores de destaque pelos jardins que são, mas também pelos seus criadores. Não é o resultado de nenhum concurso, como já li em outros locais.
Os jardins mencionados são escolhidos pelos autores e pelos muitos colaboradores que participam nesta obra de peso. São mais de 250 jardins de todos os continentes exceto a Antártida e são muito variados. São jardins de vários estilos e que mostram as influências tanto de designers importantes do passado como de famosos designers contemporâneos. Jardins históricos, jardins restaurados, colecionadores de plantas ou simplesmente jardins particulares que hoje em dia são considerados importantes jardins de autor.
Cada jardim é retratado por algumas fotos (3 a 4 em média) e uma descrição breve que começa com os nomes dos criadores dos jardins, o século em que foi construído, o tamanho, o tipo de clima onde se insere e as suas características principais. Segue-se uma coluna de texto com as principais referências a assinalar em cada jardim e a legenda das fotos.
No final, o livro apresenta-nos ainda um Glossário, uma lista de Exposições e Festivais de Jardins, Clubes e Associações de Jardinagem, uma bibliografia aconselhada para quem queira aprofundar mais sobre algum tema ou jardim e um diretório e lista de websites sobre jardins.
Resta salientar que podemos encontrar cinco jardins portugueses nesta obra: o Parque de Serralves (Porto), a Quinta da Regaleira (Sintra), o Jardim do Palácio dos Marqueses da Fronteira (Benfica, Lisboa), o Jardim Terra Nostra, (São Miguel, Açores) e a Quinta do Palheiro (Funchal, Madeira).

É um livro onde nos perdemos a viajar e muito útil para tirar pequenas ideias que podemos adaptar às realidades de cada um. Na introdução, uma das autoras cita o falecido designer de jardins inglês, Russel Page, ao afirmar que “qualquer aventura de jardinagem começa com observação, observação e mais observação”. Um jardim sem planeamento e sem o estudo do que o rodeia é um jardim condenado. Os jardins que este livro nos apresenta vivem para além dos seus autores e têm todos algo em comum: a paixão pela natureza, pelas plantas e por jardinagem.

Tuesday, May 05, 2015

Wisley - Fritillaria

É engraçado como de cada vez que vou aos jardins de Wisley ou outros fico encantado com plantas diferentes. Este ano fique impressionado com a variedade de Fritillaria que havia nas estufas das plantas alpinas.
E por cá, alguém gosta delas??