Wednesday, April 29, 2015

Revista Jardins de Maio


Este mês, já ninguém dúvida que estamos na Primavera e os seus efeitos já se notam em todos os jardins. E a revista JARDINS de Maio acompanha a a estação com uma capa cheia de cor.
Neste número escrevi sobre as orquídeas Tolumnia, ainda pouco conhecidas mas que vale a pena serem descobertas.
Mas há muito mais: com a Vera Ramos visitamos os jardins do Centro Ismaili, em Lisboa, e com o Rui Castanho visitamos a Quinta de S. João e Zambujeiro. Aprendemos como ter bonitas Clematites pela mão de Mike Brown, presidente da British Clematis Society, e vemos o que fazer para preparar os terraços e varandas para a Primavera e Verão.
O Tiago Veloso escreve sobre Malmequeres, o José Pedro Fernandes sobre "Sementeiras caseiras" e sobre o Calendário Lunar para Maio. O Pedro Rau escreve sobre a culturas das Azedas, o João Franco sobre Cerejas e Ginjas, a Fernanda Botelho sobre o Meliloto e a Teresa Chambel dá-nos 12 sugestões de plantas para um Verão florido. Decoração, Culinária e Arranjos Florais são outros temas tratados e a Vera Nobre da Costa continua a sua viagem pelo Vietname, sempre cheia de flores.

Monday, April 27, 2015

Wisley - Helleborus

Continuando com fotos tiradas no jardim de Wisley, em Inglaterra, desta vez mostro alguns Helleborus muito bonitos e que abundam por lá!





Thursday, April 23, 2015

Wisley - Hippeastrum

São dos meus bolbos favoritos. Sempre me maravilhou o facto de, de um bolbo sair uma planta completa e florações tão bonitas!
Em Wisley, estavam vários em exposição e concurso. Tirei algumas fotos. Aqui ficam...

















Tuesday, April 21, 2015

Wisley - Primula auricula


Adoro estas pequenas Primulas e na estufa das plantas alpinas em Wisley, haviam exemplares fantásticos. Fotografei alguns. Uma delícia poder admirar estas e outras plantas alpinas!








Monday, April 20, 2015

Jardins de Wisley - Narcisos


Nos Jardins da Royal Horticulture Society em Wisley, os Narcisos estavam muito bonitos!!









Monday, April 13, 2015

European Orchid Show 2015 - London


Estive no passado fim de semana em Londres para assistir ao Congresso Europeu de Orquídeas, organizado pelo European Orchid Council e a RHS e associações britânicas.
Foi uma grande exposição, com muita variedade de expositores e vendedores e com muito boas apresentações e plantas extraordinárias. 
Gostei muito também pela troca de experiências, reencontro de amigos ou conhecer alguns amigos do Facebook pela primeira vez. É muito interessante.
Aqui ficam algumas fotos da exposição.














Thursday, April 09, 2015

Revista Jardins de Abril


Este mês a revista JARDINS brinda a chegada da Primavera com uma atraente e colorida capa com uma bonita Olaia em flor. 
Neste número não vai encontrar o meu habitual artigo sobre Orquídeas, mas sim um artigo sobre a minha inesquecível viagem à Costa Rica e ao Panamá. Espero que gostem!
Mas esta revista está cheia de temas interessantes, pequenas notícias, livros aconselhados e dicas de cultivo para tirar ideias para o seu jardim. O Tiago Veloso escreve sobre o Jasmim e o Nuno Lecoq e a Ana Luísa Soares sobre Arbustos para sombra. O Márcio Meruje diz-nos quais os cuidados mensais a ter com o seu Bonsai e o Raimundo Quintal propõe uma visita ao Jardim Botânico José do Canto, em S. Miguel, nos Açores. O José Pedro Fernandes ensina a fazer estacaria caseira e também nos fala do Calendário Lunar para Abril. A Fernanda Botelho escreve sobre as Papoilas, o João Franco escreve sobre Tamarilho, Pêra-melão e Lulo e a Vera Nobre da Costa sobre a sua viagem ao Vietname.
Mas a leitura não acaba aqui: Como tratar do relvado na Primavera, Terraços e varandas, Jardinar em Família, receitas de Culinária, O que fazer este mês no Jardim, Arranjos Florais e um projeto do "Querido Mudei a Casa" completam esta revista que não deve perder. 
Se não comprou ainda... não deixe de o fazer, a Primavera não é a mesma sem a revista JARDINS.

Wednesday, April 08, 2015

RHS Botany for Gardeners


Um livro ideal para quem não gosta só de jardinar, mas também se interessa por outras facetas das plantas que fazem parte dos nossos jardins. Infelizmente é um livro em inglês e não está traduzido para português impedindo a leitura de quem não domina a língua.
Este não é um livro académico, mas é um livro que responde a muitas questões de muitos jardineiros. Aprender a cultivar uma planta deve resultar da compreensão dessa planta, a sua fisiologia e de como ela interage com o habitat, o clima e todas as condições que condicionam o seu desenvolvimento.
Neste livro são abordados todos os aspetos do Reino Vegetal, desde a simples célula, passando por todas as partes que podem constituir uma planta, as suas funções e as fases da sua vida, desde a semente à reprodução e a formação do fruto. 
Este é um livro que nos mostra também a história das plantas, dando-nos a conhecer botânicos e ilustradores importantes para a história da botânica. Outros aspetos mais práticos da jardinagem e horticultura são também abordados com o rigor e simplicidade que predominam em toda a obra.
Não posso terminar sem me referir ao maravilhoso design deste livro tornando-o uma preciosidade. A capa dura, qualidade do papel, as cores que fazem lembrar um livro antigo e as gravuras que o decoram são de um bom gosto e cuidado extremo. Toda a apresentação dos conteúdos está excelente.
Um livro que não só aconselho, como considero indispensável a sua presença na biblioteca de qualquer jardineiro que tenha orgulho de o ser.

Tuesday, April 07, 2015

Cymbidium Cliff Hutchings 'New Horizon'


Cymbidium de hastes pendentes, este ano com três hastes florais!
Cultivado todo o ano no exterior em vaso suspenso!