Friday, December 19, 2014

Panamá - Gamboa Resort Orchid Nursery


O último lugar onde ficámos no Panamá foi no Gamboa Rainforest Resort e nesse pedacinho de paraíso, como não podia faltar, tinham um centro de Orquídeas que visitei duas vezes, primeiro sozinho com a D. Ina e D. Fátima e mais tarde com o resto do grupo. Da primeira vez foi interessante porque tivémos oportunidade de conversar com o responsavel pelas orquídeas que nos mostrou e explicou muita coisa sobre o cultivo e as espécies que cultivavam naquele centro.








Tuesday, December 16, 2014

O meu livro neste Natal

Foi escrito durante quase um ano e lançado em Março de 2013. A segunda edição saiu em Dezembro do mesmo ano. Foi escrito a pensar em todos os que partilham comigo esta paixão pelas orquídeas e as tentam cultivar em suas casas. Este livro é uma ajuda para todos os orquidófilos mas contém um bichinho... sim, lamento dizer-lhes mas é a verdade. 
Não é perigoso, não é nenhuma praga, é bastante inofensivo.
É um bichinho que, se não o têm já, os leitores deste livro vão ficar contaminados para o resto da sua vida pelo bichinho da "Paixão pelas Orquídeas".
Não há maneira de o evitar. Não há cura. Não há saída!!
Mas é muito bom e a vida de quem tem uma paixão como esta só pode ser melhor. As orquídeas dão um prazer imenso. Horas de dedicação são recompensadas com uma enorme beleza, satisfação e sensação de comunhão com a natureza!

Neste Natal, se tem amigos ou familiares que gostem de Orquídeas, ofereça-lhes o meu livro, e tudo o que ele lhes pode proporcionar... 

Pode compra-lo nas melhores livrarias, em alguns Centros de Jardinagem ou se quiserem uma cópia autografada, podem compra-lo directamente a mim. (veja como)

Clique na imagem para ver maior

Monday, December 15, 2014

Panamá - APROVACA


No vale de Anton, visitei a associação APROVACA (Asociación de Productores de Orquídeas de El Valle y Cabuya), uma associação criada em 2001 com o objectivo de proteger as orquídeas endémicas do Panamá.
Vimos a sua colecção de plantas recuperadas e colectadas da floresta e que, depois de se reproduzirem, são reintroduzidas na floresta. Muitas das espécies que vimos são raras e que, devido à venda ilegal, têm vindo a desaparecer dos seus habitats naturais. 
Assim, a APROVADA protege as orquídeas, recuperando-as, fazendo a sua reintrodução nos seus habitats originais e educando a população indígena sobre a riqueza da biodiversidade das suas florestas.


Aqui, eu com a encarregada que nos mostri o local.


Phragmipedium sp.



Brassia sp.


Um Oncidium, a que os locais chamam de "Tortuguitas" (Tartaruguinhas), pela forma achatada dos seis pseudobolbos.


Muitas das espécies do Paranamá são minioaturas.


A subir ao tronco da árvore, uma planta da Baunilha, também uma Orquídea.

Saturday, December 13, 2014

Panamá - Vale de Anton


O bonito Vale de Anton com as suas bonitas paisagens e com as suas belezas botânicas.


Bromélias nos telhados


Ponte suspensa. Um treino para o haveria de vir...



Bananas cor de rosa??


Um bonito Antúrio


Outras flores que não sei o nome


Thursday, December 11, 2014

Epífitas no Panamá


Um bonito e enorme Ficus. Tronco e raízes na foto abaixo.
(Clique nas fotos para ampliar)

O primeiro passeio que fiz no Panamá revelou-se logo prometedor. Estava onde queria estar. Na parte antiga da cidade onde se encontram as ruínas da primeira cidade ali a ser construída, estavam também árvores seculares e, nos seus ramos, plantas epífitas como nunca tinha visto. Fetos, musgos, bromélias, tillandsias e orquídeas viviam em grandes quantidades nos ramos dessas árvores magnificamente instaladas. 

Das orquídeas que vi, saltaram-me à vista os géneros Catasetum e Brassavola.

Uma maravilha.



Ao longe uma árvore parecia dourada. Ao perto estava cheia de botões cor de laranja.


Uma das minhas favoritas e que tenho em minha casa há mais de 20 anos, a Tradescantia pallida, aqui a crescer selvagem entre as rochas.


Fetos e musgos a crescer nas árvores.


Tillandsias e orquídeas também nos ramos altos das árvores.



(acima) Conseguem ver o Catasetum?
(em baixo) Brassavola



Wednesday, December 10, 2014

Panamá



Aqui vos deixo um pouquinho do Panamá. Um país com muita história e que tem o seu coração económico e cultural no Canal do Panamá. É um país muito bonito assim como a cidade de Panamá, com muitos contrastes e onde se podem ver várias fases históricas pelas quais passou. Hoje é uma cidade moderna mas muito ligada à sua história. O turismo é também uma boa fonte de entrada de dinheiro para o país, mas muita coisa ainda terá que ser feita. Há muitos edifícios bonitos, da época da construção do canal, onde viviam os americanos, que mereciam ser transformados em lugares turísticos e não deviam estar ao abandono.

É claro que não vi tudo mas o Gamboa Rainforest Resort é lindo para se ficar uns dias, passear e descansar. Foi o que fiz. Agoutis, crocodilos, tucanos, capivaras, borboletas e uma enorme diversidade vegetal fizeram as minhas delícias. Para quem não conhece, é um destino a visitar. A minha viagem foi organizada pela CoolTravel - Viagens e Turismo à qual agradeço pelo seu profissionalismo.

Conto aqui deixar nos próximos dias mais fotos de jardins que visitei no Panamá e que merecem uma referência mais pormenorizada.

Monday, December 08, 2014

Workshop Prático de Orquídeas


(clique na foto para aumentar)

É no próximo Sábado, dia 13, às 15h que irei dar um workshop gratuito com demonstrações práticas de cultivo de Orquídeas.

A saúde da sua orquídea depende muitas vezes de como é tratada, transplantada, regada, fertilizada, etc. Venha aprender alguns truques comigo.

Se pretende assistir, por favor reserve o seu lugar enviando um email para josesantos@jardinssintra.pt ou pelo telefone 219613326.