Tuesday, October 28, 2014

Revista Jardins de Novembro de 2014



Já está à venda a revista JARDINS de Novembro onde pode ler muitos e interessantes artigos que o podem ajudar ou dar ideias no seu jardim, terraço ou varanda: O meu artigo é sobre Zygopetalum, um género de orquídeas que cultivo no exterior e cujas plantas dão várias florações por ano. Com a chegada do Outono chegou a altura de plantar bolbos e a planta do mês é o Jacinto (Hyacinthus orientalis), podem ler vários artigos sobre jardinar em vasos e varandas e sobre sementeiras e estacas e sobre técnicas de plantação de árvores. Um bom destaque salienta as espécies vegetais invasoras no nosso país. A Teresa Chambel escreve sobre a beleza das bagas de outono, o Tiago Veloso sobre as Coprosma repens, o Pedro Rau sobre a cultura da alcachofra de Jerusalém e o Jean-Paul Brigand sobre as Pêras. O Márcio Meruje diz-nos quais ou cuidados a ter no outono com os seus bonsai e a Vera Nobre da Costa escreve sobre a sua visita ao jardim Little Sparta, na Escócia. Muito para ler e aprender sobre JARDINS.

Monday, October 06, 2014

Bulbophyllum guttulatum

Primeira floração deste lindíssimo Bulbophyllum guttulatum. E foi uma autêntica surpresa! Tenho a estufa tão cheia de plantas que só vi as flores mesmo quando já estavam abertas. Ganhei o dia!!

É um Bulbophyllum asiático que gosta de temperaturas amenas a quentes e que gosta de humidade. Este está na estufa e tem um substrato composto de casca de pinheiro, fibra de coco e musgo de esfagno. O substrato nunca deve ser deixado secar completamente. 

Os bolbos são alongados e robustos, com cerca de 6 cm e têm uma única folha. As flores medem cerca de 1,5cm e cada haste tem algumas flores. O meu deu uma haste com 5 flores. 



Wednesday, October 01, 2014

Revista Jardins de Outubro 2014


Nesta edição em que a única revista portuguesa dedicada a plantas e a jardinagem celebra o seu 12º aniversário, podem ler artigos bastante interessantes e informativos!
A minha rúbrica sobre orquídeas fala de Cymbidium e Stanhopea e outras orquídeas que este ano, devido ao Verão temperado, começaram a florir mais cedo.
Nesta revista ficamos a conhecer a Quinta das Lavandas, em Castelo de Vide e um jardim inglês com influências japonesas. A Planta do Mês é o Hibisco. O Bruno Aguiar escreve sobre "Jardins Verticais" e a Teresa Chambel sobre a renovação dos espaços ajardinados após o Verão. O Tiago Veloso debate as diferenças entre a Hera ou a Vinha Virgem como cobertura de muros nos jardins. Outros artigos sobre equipamentos para agricultura urbana, as Cores do Outono e Jardins Rochosos são de interessante leitura, assim como o artigo da Fernanda Botelho sobre a Açafroa. O Pedro Rau escreve sobre a Cultura da Stevia e sobre a Couve Chinesa e o J.P. Brigand sobre o método decultivo das Figueiras no Japão. O Márcio Meruje escreve sobre as Tarefas Indispensáveis nos Bonsai e o tema da capa são As Podas. A Vera Nobre da Costa foi até à Escócia e visitou o Jardim Botânico de St. Andrews. Quando terminarem de ler todo este interessante material, já teremos cá a revista do próximo mês com artigos novinhos em folha!! 
Que seja um bom Outono para todos, boas leituras e boa Jardinagem!!