Thursday, May 29, 2014

Feliz Dia da Espiga

Um Feliz Dia da Espiga para todos...


Se não souber o que é o Dia da Espiga, clique aqui.

Monday, May 19, 2014

Dendrobium 'Oriental Smile'

Dendrobium comprado sem flores o ano passado na Exposição de Orquídeas do Porto. Este Dendrobium cativou-me pelas suas flores grandes e pela cores. Coloquei-o no exterior, num cesto na parede, mas protegido da chuva. Rego-o com frequência porque seca rapidamente por estar num cesto. Também o fertilizo bem para manter os seus pseudobolbos gordinhos. No final do ano passado mostrou que iria florir, tinha duas pequenas 'borbulhas' no pseudobolbo mais velho. Cheguei a pensar que não iria vingar porque demoraram tanto tempo a desenvolver-se. Estavam à espera do calor. Assim que a Primavera aqueceu os botões cresceram e deram origem a meia-dúzia de flores. A primeira foto mostra a primeira flor que abriu. Na última foto podem ver que essa flor adquiriu um tom mais amarelado e, ao lado, uma flor acabada de abrir. Podem ver a diferença entre uma flor com duas semanas e uma acabada de abrir.
Entretanto reparei que os outros dois pseudobolbos estão agora cheios de rebentos. Serão flores ou serão keikis?? Só o tempo o dirá.




Wednesday, May 14, 2014

Cymbidium madidum

Fechei com chave de ouro a estação 2013-2014 de Cymbidium. Abriu hoje este Cymbidium madidum. Comprado este ano, a planta veio enorme, adulta e com uns pseudobolbos bem desenvolvidos. E depois, passado pouco tempo, começam três hastes florais a rebentar e estas belas e muito pequenas flores começaram - ontem - a abrir. Não resisti e fui logo fotografa-las. Em breve tirarei mais.
É cultivado num vaso grande de barro com substrato para orquídeas e casca de pinheiro média misturadas. Está na rua e apanha alguma chuva, daí alguns botões terem abortado. 
As formigas gostam de andar pelas flores... devem ser docinhas!





Sunday, May 11, 2014

Começaram as Fuchsias

No meu jardim já começaram as florir as Fuchsias (Brincos de Princesa). Estas das fotos são plantas grandes, plantadas o ano passado ou há mais anos. A última tenho-a comigo há mais de 20 anos.
Entretanto este ano vão haver novidades neste departamento. Fiquem atentos!!






Saturday, May 10, 2014

As minhas Aquilegias deste ano!


Esta Primavera o meu jardim está cheio de Aquilegias. As amarelas reinam o jardim mas ainda muitas outras cores transformam o jardim num espectáculo de cor e formas diferentes.
Aqui ficam as fotos das que cultivo aqui em vaso, no jardim de Benfica! 












Wednesday, May 07, 2014

Sintra, Monserrate - A arte e a natureza!

Desde o meu aniversário, há dois anos, que não ia a Monserrate. Estando aqui tão perto parece impossível para mim, mas com os fins-de-semana ocupados vamos adiando e quando vemos já se passaram quase dois anos. E que diferença na recuperação do palacete. Cada vez mais bonito.
Este é um dos mais belos jardins de Portugal. A arte mistura-se com as plantas e a natureza. Um paraíso que recomendo que visitem, pelo menos uma vez por ano.


Os Narcisos das colunas não deixam de me surpreender pela perfeição e beleza.


Sim, é Portugal. De tirar a respiração!


Sempre a arte a imitar a natureza...


O canteiros cheios de Aquilégias.


Já um pouco tarde para as Glicínias rosa mas as brancas ainda estavam cheias de flor, sombreando umas Agaves magestosas.


Não sei o nome. Só sei que é muito bonita!


Não olhem para mim, olhem para o Aeonium ao meu lado.


Violetas!


À beira do lago!


Folhas...


A caminho do Jardim de Suculentas do México, um banho de cor!


E para terminar, outra Aquilegia. Linda!

Monday, May 05, 2014

Fui para o convento

No feriado fomos visitar o Convento dos Capuchos, na serra de Sintra. Eu, um eremita nato, adorei todo aquele verde e o descanso que ali se pode obter. Um bom lugar para viver, não fossem as pobres condições em que ali viviam os monges 'Capuchos' no séc. XVI. Os edifícios parecem a casa dos sete anões. Um restauro e decoração fiél às origens tornaria aquele lugar ainda mais interessante. De momento está sub-aproveitado mas sempre um passeio que aconselho.


Logo à entrada, Primulas silvestres. Tapetes delas!


A nossa vida depende das decisões que tomamos e dos caminhos que seguimos. Direita? ... ou esquerda?


Faça-se anunciar!


Um belo canto para conviver.


Dedaleiras


A vista do topo.


Abelhas amarelas entusiasmadas com a alfazema nos canteiros das aromáticas!

Outro belo recanto.


É difícil não nos sentirmos próximos de algo divino.

Saturday, May 03, 2014

Revista JARDINS de Maio

Saiu já há alguns dias o número de Maio da revista JARDINS. Neste número escrevo sobre a Phalaenopsis cornu-cervi, uma linda espécie pequenina, e sobre as variações das cores da flor nessa espécie. Mas a revista está cheia de notícias e artigos de interesse: O Bruno Aguiar escreve sobre "Manutenção dos Sistemas de Rega", a Teresa Chambel escreve sobre "As vantagens das plantas de revestimento" e o Tiago Veloso sobre "As Hortênsias". Tem 10 ideias para jardins pequenos e também como proteger as plantas no dias quentes que se aproximam e ainda sobre árvores em casa, planeamento de jardins, espaços verdes de baixa manutenção e iluminação de jardins. A Fernanda Botelho escreve sobre a "Bergamota", o Pedro Rau sobre "A Cultura da Segurelha da Montanha", o Márcio Meruje sobre "Tarefas indispensáveis com o Bonsai" e o Jean-Paul Brigand sobre "A Maçã moderna". Na suas rubrica "Histórias de Jardins", a Vera Nobre da Costa escreve sobre "AKARI ou a arte de iluminar Jardins". 
Muito para ler e aprender com este número de Maio.

Friday, May 02, 2014

Cymbidium devonianum

Comprei este Cymbidium devonianum em 2009 na Exposição de Orquídeas de Londres. Em 2010 deu uma haste floral e depois nada. Há uns meses pensei que tinha que reenvasar a planta e mudei-a de lugar para um local mais luminoso com o intuito de não me esquecer dele. Começou a desenvolver hastes florais, seis, que abriram há dois dias.
Pelo visto ele estava amuado por estar num local pouco visto.
É muito lindo! Depois da floração vai ser reenvasado mas já não vai sair dali.
Este Cymbidium tem estado sempre no exterior num vaso suspenso. As suas hastes são de cair. Cada haste tem mais de duas dezenas de pequenas flores.