Monday, March 31, 2014

Greentrip à Saxónia I - Jardim Botânico de Berlim

Este ano, a nossa primeira GREENTRIP (se não sabe o que é clique aqui) foi à Alemanha. Nos próximos dias vou colocar fotos dessa viagem cuja rota passou pelas cidades de BERLIM,  POTSDAM e DRESDEN.
O objectivo principal foi a ida à Feira Internacional de Orquídeas de Dresden, a maior da Europa, mas vimos muito mais como poderão seguir por aqui. E vou mostrar somente a parte botânica da viagem, pois temos sempre uma componente cultural e histórica.
Estas primeiras fotos foram tiradas no Jardim Botânico de Berlim, um dos mais antigos e importantes jardins botânicos europeus. Para saberem mais sobre este jardim, cliquem aqui, eu entretanto deixo-vos algumas fotos tiradas em algumas das 16 estufas temáticas que visitámos.













Wednesday, March 26, 2014

Cymbidium cor de cobre

Este Cymbidium de cor acobreada levou bastante tempo a abrir e apesar de um pouco danificadas pelo mau tempo, as flores dão uma cor especial ao jardim, tendo as folhas acabadas de nascer do Ácer como 'pano de fundo'.




Sunday, March 23, 2014

A Casa Catita e o Jardim Encantado

Quando fui ao Algarve apresentar o meu livro, tive o privilegio de ficar uma das noites na 'Casa Catita'. Para além dos dias lindos, não haveria melhor lugar para ficar e aproveitar os primeiros dias que lembravam a Primavera.
A 'Casa Catita' é uma casa  e um jardim particulares onde eu 'espreito' regularmente para ver as novidades, tanto botânicas como artísticas, do Júlio, que conheci após algum tempo a seguir o seu blogue "PEDRAS PLANTAS E COMPANHIA", onde ele fala da casa, das plantas e do resto que por ali se passa.
Apesar de tudo o que já conhecia pelo blogue, ver ao vivo e estar lá foi completamente diferente e muito interessante.
A casa é adorável, mesmo ao meu estilo. Construída pedra a pedra com muito amor e com cada detalhe bem pensado. O jardim é mágico e conjuga harmoniosamente vários elementos da natureza com artefactos imaginados, inventados e executados pelo Júlio. A nível de plantas... uma conjugação fantástica de plantas exóticas e da flora algarvia.
Um lugar de sonho...
Esta é uma casa de hospedes e se for responsável e souber respeitar o espaço, pode alugar a Casa Catita para passar umas férias. Não vai, asseguro-lhe, arrepender-se! Eu só tive pena de só poder ficar uma noite. Ali eu conseguia mesmo descansar.
















Thursday, March 20, 2014

Phalaenopsis Sweet Memory 'Liodoro'

Uma das minhas Phalaenopsis preferidas. Gosto da forma das flores, com as suas pétalas e sépalas pontiagudas, gosto das cores fortes, mais fortes do que as representadas nas fotografias, e gosto do seu perfume maravilhoso... uma delícia!




Tuesday, March 18, 2014

Cymbidium Cliff Hutchings 'New Horizon'

Um Cymbidium de flor média, haste pendente e muito generoso nas suas florações. Comprei este a meias e este ano tem 3 bonitas hastes. 





Monday, March 17, 2014

Cymbidium Wonderland

Adoro este Cymbidium pela sua cor-de-pêssego!
É maravilhosa! Esta haste está aberta mas ainda tem mais 3 hastes em botão!!
Este ano vou ter Cymbidium até Junho!!





Tuesday, March 11, 2014

Curso de Orquídeas no Próximo Sábado


No próximo Sábado irei dar um curso de Orquídeas em Lisboa, no Horto do Campo Grande, organizado pela Associação Portuguesa dos Jardins Históricos.
Para mais informações, clique qui!

Monday, March 10, 2014

'A Paixão pelas Orquídeas' no Algarve (continuação)

No Sábado o cenário mudou e estive no centro de jardinagem WINGARDEN onde a equipa preparou um fabuloso almoço. O Clayton, o cozinheiro de serviço, está de parabéns pois não tem só jeito para as plantas como para preparar magníficas iguarias.

Depois de um bom almoço o entusiasmo dos participantes para o workshop que começaram a chegar foi contagiante e muito animado. Gostei de saber que foi o encontro mensal com mais participantes até agora e que se está a formar um núcleo orquidófilo muito interessante naquela zona graças ao Mário Couto que orienta os encontros mensais.

Correu tudo muito bem e gostei muito de lá ir e conhecer os orquidófilos algarvios. 


Muita gente para ouvir falar de Dendrobium, o tema escolhido. E depois com um bónus de uma conversa também sobre Vandas. Foi um workshop duplo.



E no final, é sempre bom conversar, tirar dúvidas sobre algumas plantas e autografar mais alguns livros.


O Wingarden tinha também recebido orquídeas novas e todos fomos para casa com mais uns exemplares para as nossas colecções. Alguns exemplares floridos que estavam para venda eram muito bonitos!