Monday, December 30, 2013

erva uma vez



Adorei este livro. Fez-me sentir bem e deu-me vontade de comer melhor. Gosto de jardinar, de cozinhar e de comer... era impossível não gostar deste livro com tanta informação útil sobre as variadas ervas aromáticas e condimentares que temos à disposição e que, por ignorância, não utilizamos tanto como deveríamos.
As receitas fazem crescer água na boca e o livro está, visualmente, muito bonito.
Parabéns aos autores e ao Cantinho das Aromáticas por esta ideia fantástica que já fazia falta no mundo dos livros.
Cozinhar, para mim, nunca mais vai ser a mesma coisa!  

Sunday, December 29, 2013

Orquídeas V.I.P.


O Jardim Nacional de Orquídeas de Singapura, inserido no Jardim Botânico, foi um dos primeiros Jardins Botânicos a trabalhar na hibridação de orquídeas. Muitos híbridos saíram dos laboratórios deste jardim e ainda hoje em dia continuam a trabalhar em novas plantas.
Uma das secções do Jardim Nacional de Orquídeas era dedicado às ORQUÍDEAS V.I:P.. E o que são orquídeas V.I.P.?? São híbridos criados no jardim que são baptizados em honra de alguém famoso. É uma maneira de Singapura homenagear algumas personalidades que visitam o país e também uma maneira de criar relações de amizade ou reforçar relações políticas ou comerciais com os países de origem dessas personalidades.
As fotos mostram alguns desses híbridos, alguns bem bonitos, mas infelizmente não tive tempo de apontar os nomes dos híbridos que fotografei. Lembro-me de ver nomes como Margaret (em honra à princesa Margaret de Inglaterra), Nelson Mandela, Barbara Bush, Ricky Martin, Kofi Annan, Jackie Chan e Margaret Thatcher, entre muitos outros.
Uma bonita Pararachnis (Arachnis  Maggie Oei x Paraphalaenopsis denevei) tinha o nome de Eric Holttum em honra do Professor Holttum, fundador do programa de criação de orquídeas dos Jardins de Singapura.















Monday, December 16, 2013

Oferta de Natal

Nesta quadra natalícia, tenho um exemplar autografado do meu livro A PAIXÃO PELAS ORQUÍDEAS para oferecer a quem passa por este blog. 
Para se candidatar a receber este livro, basta deixar o seu nome e endereço de email nos comentários.
O sorteio será feito no dia 1 de Janeiro de 2014 e o vencedor será anunciado nesse mesmo dia.
Boa sorte!



Tuesday, December 10, 2013

O que são as GREENTRIPS?


As Greentrip são viagens que eu organizo desde 2009 e que têm sempre uma temática botânica sem descurar a cultura e os locais que visitamos. São organizadas em parceria com o agente de viagens Paulo Assunção, que trata dos pormenores técnicos da viagem seguindo o itinerário por mim escolhido.

Desde 2009 já fomos diversas vezes a Londres ao London Orchid Show, visitámos os jardins da Madeira, fomos a Paris e ao Festival de Jardins de Chaumont-sur-Loire, ao Congresso Europeu de Orquídeas em Budapeste, aos jardins Sissinghurst e Great Dixter no Sul de Inglaterra, aos Wisley Gardens e aos Kew Gardens e Chelsea Physic Garden, à exposição de Orquídeas e Praga e no final de 2013, a nossa viagem mais longa, onde rumámos ao Oriente e visitámos Dubai, Malásia e Singapura. Em 2014 visitámos a Saxónia (Alemanha) onde assistimos à maior exposição de Orquídeas da Europa em Dresden e em Novembro visitámos a Costa Rica e o Panamá! 

Podem ver fotos e reportagens sobre as Greentrips passadas seguindo o link: 

Por eu estar ligado a diversas associações fazemos muitas vezes descontos para membros de algumas associações como o Clube dos Orquidófilos de Portugal, a Associação de Jardins Históricos ou a Associação Portuguesa de Plantas Carnívoras, entre outras. Se pertence a alguma associação botânica, contacte-nos para saber se temos descontos ou facilidades de pagamentos nas viagens que temos programadas.
Estas associações não têm qualquer envolvimento com a organização das viagens, que são da minha total responsabilidade.

Para preços, informações sobre itinerários e marcações, contacte o Paulo Assunção pelo email paulo.assuncao@cooltravel.pt ou pelo telefone 937011198.


PRÓXIMAS VIAGENS


Para informações sobre futuras viagens, contacte o Paulo Assunção pelo email paulo.assuncao@cooltravel.pt ou pelo telefone 937011198.


2017



HOLANDA E BÉLGICA (Abril 2017)
Inclui os jardins de Keukenhof, Hortus Botanicus de Amsterdam e visita a famoso produtor de orquídeas.


EQUADOR (Novembro de 2017)
(Inclui  Congresso Mundial de Orquídeas)


2018

Estão em preparação para 2018:

FRANÇA
(Inclui o Congresso Europeu de Orquídeas de Paris)

MADAGÁSCAR




Para preços, informações sobre itinerários e marcações, contacte o Paulo Assunção pelo email paulo.assuncao@cooltravel.pt ou pelo telefone 937011198.


Monday, December 09, 2013

Jardim Botânico de Singapura II - O Jardim do Orquídeas

O NATIONAL ORCHID GARDEN, inserido no Jardim Botânico de Singapura era um dos que eu queria muito ver e correspondeu às minhas expectativas.  Muita orquídeas, uma boa exposição, exemplares maravilhosos e alguns, uma novidade para mim.


Foto de grupo da GREENTRIP ORIENTE junto à entrada. Para saber mais sobre as futuras GREENTRIP, clique AQUI.


Lindas estas Arundina graminifolia. Estas foras das mais escuras que vi em toda a viagem mas havia-as em várias tonalidades de rosa até ao quase branco.


Duas boas perspectivas, atrás, um tronco cheio de Ascocentrum Sagarik Gold e à frente um tronco artificial com Cattleya!


Spathoglottis Joyce Stewart


Dendrobium lasianthera



Híbridos de Vandaceae, lindos!




Cattleya



Paphiopedilum


Cycnoches


Cattleya


Uma árvore falsa com Cattleya.

BREVEMENTE: Mais duas secções do National Orchid Garden de Singapore, as Orquídeas V.I.P. e Estufa Fria

Wednesday, December 04, 2013

Tal avó... tal neto

No passado fim-de-semana fui a Milfontes e fiquei contente de ver que já tinha alguns Cymbidium floridos e outros com hastes florais a crescer. Também na casa da minha avó, as plantas que lhe tenho oferecido, no últimos anos estavam bem floridas. Tal avó... tal neto. Ou será o contrário?

Estas são os Cymbidium do meu jardim




E as seguintes são da minha avó




Sunday, December 01, 2013

Jardim Botânico de Singapura - I

O Jardim Botânico de Singapura tem uma fantástica colecção de plantas e inclui alguns hectares de floresta das chuvas preservada. O caminho que se vê era por onde caminhávamos na floresta, um corredor levantado para evitar que as pessoas saíssem do caminho e para que este, ao ser levantado, não perturbasse os animais e plantas pois muitas raízes são superficiais.

E, como não podia deixar de ser, na floresta das chuvas... choveu. E choveu bem deixando todas as folhas brilhantes com a água. Chuva e calor, uma combinação ideal para um Jardim Botânico Tropical. 


Depois de um 'passeio pela floresta, visitámos uma secção do Jardim Botânico que tem representadas os vários géneros da ordem Zingiberales, onde se incluem os Gengibres, a Heliconias, as Estrelícias, as Bananeiras, etc. Muitas plantas que aparecem até à venda como plantas de interior e muitas espécies que eram, para mim, desconhecidas.












E mais alguns exemplares merecedores de uma fotografia... 




Mais para breve!